Doutor Honoris Causa FVJ, do Ceará para o Mundo

Escritor Lira Neto falou sobre a próxima obra a ser lançada
1 de junho de 2020

A Faculdade do Vale do Jaguaribe, uma referência em educação superior regionalizada, tendo uma vasta visão que se traduz em ações que impactam na vida de milhares de pessoas, celebra o momento o olhar e competência arrojados do escritor Lira Neto, Doutor Honoris Causa da FVJ.

Na manhã desta segunda (01), o escritor cearense, residindo em Portugal, divulgou em uma de suas redes sociais as novidades sobre o próximo trabalho a lançar. Trata-se de um livro sobre a história dos judeus sefarditas que, perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se em Amsterdã e, de lá, rumaram para o Brasil durante a ocupação holandesa. Obrigados de novo a partir após a reconquista dos portugueses, foram ajudar a construir um pequeno povoado na América do Norte, a Nova Amsterdã, que logo viria a se tornar Nova York.

“A pesquisa é amparada por vasta bibliografia e pela consulta a fontes primárias do século XVII em arquivos de Portugal, Espanha, Holanda, EUA e Brasil. A obra, que terá cerca de 400 páginas, busca reconstituir essa trajetória coletiva, mas a partir das narrativas de vida de personagens fascinantes: inquisidores, judeus queimados em fogueiras, mercadores, piratas, corsários, impressores, senhores de engenho”, explicou Neto.

Em comemoração aos 18 anos da FVJ, em 2017, o jornalista e escritor, com mais de 10 livros publicados, foi um dos homenageados em sessão solene com a outorga do Título de Doutor Honoris Causa, que também condecorou o economista Alci Porto Gurgel Júnior e a empreendedora Maria Miguel de Oliveira – Dona Rosinha.

A obra será lançada nos próximos meses pela editora Companhia das Letras. “Uma história cheia de intrigas, traições, delações, guerras – e esperanças. O livro será dedicado a todos os refugiados, exilados e desterrados do mundo”, declarou Lira Neto.

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021