Educandos de Antropologia Jurídica realizam aula de Campo no NPJ

Na tarde desta segunda-feira (16), os educandos do 1° semestre do Curso de Direito da FVJ realizaram aula de campo no Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ, localizado no centro de Aracati. A atividade faz parte do cronograma da matéria de Antropologia Jurídica, lecionada pela Antropóloga Dra. Abda Medeiros.
16 de setembro de 2019

Na ocasião, recebidos e orientados pela professora Julianny Amaral, conheceram os colaboradores, as dependências físicas do NPJ e as práticas jurídicas que vivenciarão. Segundo a educanda Ana Meire, experiências como as de hoje firmam “a importância do Direito, a importância que é pra comunidade carente do Aracati”. Na perspectiva do educando Júnior Martins, “o contato com as práticas jurídicas […] faz com que a gente tenha uma maior dedicação ao curso”, explica.

Para além dos muros da FVJ, conhecer e fazer Ciências Jurídicas de perto e de dentro, dialogando doutrina e empiria, permite, conforme apontou o educando Rafael Roneudo, “o atendimento dos cidadãos, dividindo o trabalho com a Defensoria Pública, com os processos que são muitos”, diz ele. Além disso, contribui para o “desenvolvimento acadêmico, pro nosso aprendizado […] e os nossos futuros atendimentos”, acrescentou a educanda Alana Buriti.

As Ciências são devires constantes e pulsantes. Fazer Direito de forma elegante, dedicado e com humildade é, certamente, criar pontes entre os saberes acadêmicos e os saberes comuns, despertar para a reflexão crítica e, principalmente, “desmantelar certezas” para ressignificá-las. Uma turma de primeiro semestre composta por educandos oriundos do Ensino Médio, passando por aqueles que são agentes de segurança pública, outros advindos das Engenharias, de outras áreas de formação até Médico cirurgião, só confirma que as ciências não tem fronteiras, apenas caminhos metodológicos diferenciados.

Para a professora Julianny Amaral, uma aula de campo no NPJ, sendo a primeira vez visitado por educandos do semestre inicial, “foi de grande valia recebê-los […] para conhecer a parte física, saber como funciona, como é o nosso trabalho junto à sociedade, com a Defensoria Pública junto com a FVJ […] nós ficamos muito felizes em dar essa contribuição para a população, assim como ficamos muito felizes em receber esses alunos do 1° semestre”, conclui.

FVJ – Formar Líderes É a Nossa Missão.

Visualizar galeria
Brinquedoteca FVJ comemora 1 ano do novo espaço Do dia 04 a 11 de outubro foram realizadas diversas atividades na Brinquedoteca em comemoração a um ano do novo equipamento de Práticas Pedagógicas Multidisc...
14 de outubro de 2019
Curso de Gastronomia da FVJ promove Noite de Degustação de olho no III Festiv... A faculdade, juntamente com a Bodega das Artes, marcará presença no festival com menu diferenciado.
11 de outubro de 2019
FVJ celebra 20 anos! Em comemoração aos 20 anos da instituição foi entregue o Título Doutor Honoris Causa a dois baluartes da cultura e do desenvolvimento do Ceará.
10 de outubro de 2019