Egresso da FVJ tem artigo aprovado pela Revista Humanidades & Educação da UFMA

Eduardo Brito submeteu seu trabalho “Percursos Linguísticos entre a Cidade e o Sertão: Uma Análise Comparativa das Adaptações da Linguagem de Alunos Outeirenses na Escola de Ensino Médio Cactáceas, Aracati-Ce”
25 de abril de 2020

O ex-aluno do Curso de Letras e especialista em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, o professor Eduardo Brito, teve seu artigo de conclusão da especialização, que traz como título “Percursos Linguísticos entre a Cidade e o Sertão: Uma Análise Comparativa das Adaptações da Linguagem de Alunos Outeirenses na Escola de Ensino Médio Cactáceas, Aracati-Ce”, selecionado pela Revista Humanidades e Educação da Universidade Federal do Maranhão para publicação.

Atualmente trabalhando como professor de Língua Portuguesa da Escola Beni Carvalho, Eduardo se diz um “pesquisador apaixonado pela linguagem e pela Sociolinguística”, e explica que durante seu processo de formação sempre “tive interesse em estudar as nuances da linguagem do povo da minha terra – Outeiro, Aracati, Ceará – que mesmo alguns estilos, palavras e expressões sendo “normais” às minhas percepções, sempre me chamaram a atenção pela sua singularidade.”

No trabalho de conclusão de curso da graduação, orientado pelo Mestre Tinoco Luna, o professor revelou que aliou o conhecimento empírico às teorias, passando a valorizar ainda mais o seu modo de falar e de centenas de conterrâneos.

Sobre sua formação na especialização e a submissão do trabalho, ele declara: “Na especialização, agora orientado pelo exímio Mestre Renildo Franco, continuei na mesma linha de pesquisa, porém com mais afinco, e a fim de perceber as adaptações linguísticas que os estudantes da referida localidade precisam fazer para conseguir se comunicar com clareza com os demais colegas. O trabalho foi devidamente bem orientado e o meu orientador reuniu alguns artigos para serem enviados para a revista Humanidades e Educação da UFMA e, dentre estes, o meu foi selecionado para ser postado no periódico.”

“Durante as aulas de especialização em Língua Portuguesa envolvendo leitura e produção de textos, Eduardo Brito se propôs a pesquisar sua própria realidade cultural. Seu foco foi narrar trajetórias do uso da língua por estudantes do Ensino Médio, moradores do Outeiro, quando lançados a experiências com situações diversas do uso da língua no ambiente escolar. O trabalho discutiu a plasticidade da língua na ação cotidiana, os preconceitos que surgem entre os interlocutores e como a comunicação perpassa por uma metamorfose constante quando desvencilhada de pensamentos pré-concebidos. Orientá-lo nesse processo foi uma construção constante para ambos, numa caminhada cheia de descobertas. Fico muito feliz por seu trabalho ter sido aceito para publicação na Revista Humanidades e Educação da Universidade Federal do Maranhão. Não esperava um resultado diferente para um trabalho tão lindo e cheio de verdades”, afirmou o professor Renildo Franco contente com o feito.

“O reservatório de felicidade transbordou. Recebi a notícia há uma semana. Para mim, é uma satisfação imensurável ser reconhecido por uma Universidade Federal renomada e, portanto, só tenho a agradecer aos alunos que foram parte importante da pesquisa, ao Renildo Franco por todo apoio e por ter acreditado no meu potencial, como também sou grato à FVJ pela oportunidade que é muito valiosa para a minha carreira”, concluiu Eduardo satisfeito e grato pela aprovação de seu artigo no periódico.

A Revista Humanidades & Educação, editada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, visa estimular a produção e divulgação de trabalhos de relevância nacional e internacional e de pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas com ênfase em Educação.

Alunos de Direito têm aula especial sobre Identificações e Migrações Encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 20
23 de maio de 2020
Semana da Enfermagem: Curso de Enfermagem realiza web palestras Os eventos fizeram parte das comemorações ao Dia Internacional do(a) Enfermeiro(a) e da Semana da Enfermagem FVJ.
19 de maio de 2020
Curso de Enfermagem comemora Dia do Enfermeiro com Web Conferência Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio
15 de maio de 2020