Diante de um cenário de incertezas proporcionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o curso de Educação Física da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ não mediu esforços para contribuir nas várias esferas da formação e atuação profissional. Portanto, pensando nas demandas que se apresentavam, foi possível visualizar por parte de todo o colegiado iniciativas voltadas para questões práticas, como oficinas, cursos, formações e capacitações; além de teóricas, como a produção acadêmica/científica.
Conforme se objetiva nos cursos de Educação Física de nossa renomada instituição, a saber “Desenvolver uma formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética […]”, acreditamos que essa formação será alcançada de forma efetiva ao levarmos em consideração o conhecimento tematizado das grandes questões sociais e a realidade brasileira.
Com o espírito atrevido e encorajado pela vontade de somar a essas ações, as quais refletiam na postura adotada pelos acadêmicos em suas trajetórias formativas, foi publicado o estudo intitulado “A unidade temática danças no Ensino Médio: estratégias e desafios na perspectiva do professor de Educação Física”, oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso do egresso Marcelo Narcio da Silva, sob orientação do professor Me. Pedro Henrique Silvestre Nogueira. A referida produção encontra-se alocada no capítulo três do segundo volume da Coleção Processos Formativos e Produção do Conhecimento: Inferências sobre a (e na) escola, que tem como principal prerrogativa incentivar e socializar o conhecimento científico produzido em Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras.
Os autores desejam um afetuoso abraço e boa leitura!