Em noite excepcional, FVJ realiza sua primeira colação de grau online

Em torno de 100 formandos marcaram presença
27 de julho de 2020

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na última sexta (24), a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ realizou sua primeira colação de grau online. Momento extraordinário que ficará marcado na história da instituição e na memória de formandos dos cursos de Administração, Educação Física, Serviço Social, Fisioterapia, Recursos Humanos, Direito, Enfermagem, Letras e Pedagogia.

“Mediante tantas incertezas e anseios relacionados ao panorama mundial em que vivemos, temos a certeza que os sonhos foram realizados. Assim foi o momento dessa sexta, a concretização de um sonho, de um ideal, a conquista de uma meta de vida! Vivenciar momentos emocionantes como esse fortalecem a ideia de que somos capazes de superar obstáculos, dificuldades, de se reinventar e vencer! Foi uma honra fazer parte da trajetória acadêmica desses líderes e, presenciar essa vitória. Fica em cada um de nós, colaboradores da FVJ, o sentimento de orgulho por cada um deles”, expressou a professora Daniela Maia do Curso de Fisioterapia.

Assim como para a faculdade, para muitos que participaram, mesmo com a distância e a falta do calor humano, a cerimônia proporcionou momentos de muita emoção. “A cerimônia da colação de grau foi para mim uma revelação. Nunca tinha participado e não sabia de como ia acontecer. Gostei muito dos que discursaram, todos tiveram um foco interessante a compartilhar, adorei o momento do juramento, que foi super emocionante para mim. Até o hino nacional cantei, mesmo não sendo brasileira de nascença, me senti parte da história. E por fim, posso agradecer à Faculdade do Vale do Jaguaribe pela atitude de premiar os alunos com as melhores notas, desejo continuar meu caminho de estudante, e pretendo continuar a pisar aquele piso do pátio da FVJ que tantos dias maravilhosos proporcionou em minha vida”, afirmou a formanda em Serviço Social, a italiana Valentina Scardina.

“Como sou uma pessoa que gosta de sentir a presença física, a energia e o carinho das pessoas, pensei que não poderia sentir essas sensações através de uma tela. Mas ontem pude perceber que mesmo longe, o meu coração acelerou ao ver o brilho nos olhos dos meus alunos, assim como também de seus familiares. Senti orgulho e a sensação de dever cumprido. Enfim, eu realmente fiquei muito emocionada e com uma felicidade imensa em ter convivido com cada um deles, de ter compartilhado conhecimento e histórias de vida durante o estágio. É bom saber que as mudanças que estamos passando não reduzem a importância de um momento tão especial como esse, assim como também não diminuem o mérito de cada um que brilhou nessa noite. Parabéns a todos”, ressaltou a preceptora de Enfermagem, Iris Gondim, afirmando que, mesmo numa cerimônia virtual, conseguiu sentir um misto de emoções.

Em depoimento, André Ribeiro Dieb, orador oficial da cerimônia representando todos os cursos, destacou e relembrou sua jornada acadêmica na FVJ e como a instituição foi essencial para seu crescimento como pessoa e profissional: “Cursar Fisioterapia na Faculdade do Vale do Jaguaribe fez todo um diferencial, pois durante a caminhada acadêmica pude obter um conhecimento impar nessa instituição, fato esse que impactará, com certeza, positivamente na minha vida profissional. Aprendi não apenas o domínio técnico inerente à profissão, como também a valorizar as peculiaridades sociais no que concerne ao respeito às diferenças através de um atendimento humanizado.” Sobre a noite de sexta, Dieb falou sobre a responsabilidade de orador da ocasião: “O momento da colação, vivenciado recentemente, foi um grande marco nessa trajetória. Ser o orador representando todos os cursos, sem dúvida, foi de muita responsabilidade, principalmente em meio ao cenário atual em que estamos vivendo. Conseguir transmitir uma sinergia à distância por meio virtual foi desafiador, mas no final consegui atingir com êxito o objetivo proposto. Minha gratidão a todos.”

Para o formando e agora Administrador, Levy de Sousa Silva, a solenidade foi ainda mais especial. Depois de muitos desafios, Levy, que é surdo, concluiu mais esta etapa em sua vida, tendo ao seu lado a intérprete de Libras, Liliane Oliveira, que o acompanhou durante toda a caminhada acadêmica até na última noite de 24 de julho. “Apresentei minha defesa ‘Perspectivas e Desafios da Inclusão do Surdo no Mercado de Trabalho: Uma Revisão Integrativa de Literatura’ nesse mês de julho virtualmente. E estou muito feliz agora com minha colação de grau, mesmo que tenha sido virtualmente foi de tamanha emoção, importância, de muita ansiedade, alegria que brota do coração. Depois de muitos desafios, lutas, sou agora um Administrador. Tenho muito o que agradecer ao nosso Deus por minha conquista, à minha família por tudo, aos meus amigos, minha intérprete de Libras por sua atenção, onde tivemos uma boa comunicação, e à FVJ por me proporcionar oportunidade na minha condição onde necessito de cuidados”, declarou Levy.

“É com imensa gratidão que chegamos até aqui, nessa linda colação de grau que foi feita com muito carinho, que neste período de pandemia vieram aqui prestigiar a nós alunos nesta data especial. Então, venho aqui agradecer à família FVJ por celebrar este momento importante de nossas vidas, hoje estamos formados e prontos para ajudar ao próximo graças à preparação de vocês”, agradeceu a formanda em Fisioterapia, Rosangela Pinheiro, pelo momento proporcionado.

Para nós que fazemos a FVJ, a transmissão online de uma colação de grau foi uma experiência desafiadora, e medida necessária tomada por conta do contexto atual. Sabemos da importância desta cerimônia para os alunos, e buscamos sempre a melhor forma de propiciar momentos como esses aos nossos. “A colação de grau, a primeira que já fizemos síncrona, foi emocionante e muito simbólica. Além de ser uma renovação de nossa missão e propósito na formação de líderes para o desenvolvimento regional, refletiu uma vontade e o espírito COLABORATIVO dos egressos da FVJ, fazendo com que a grande celebração adentrasse os espaços privados e residências de cada membro dessa grande comunidade. Essa é a chave: COLABORAR, trabalhar juntos. Somos capazes de grandes conquistas. #SomosTodosFVJ”, ressaltou o Direitor-Geral da FVJ, Antonio Henrique Dummar Antero.

A cerimônia digital contou com a participação do Diretor-Geral, Antonio Henrique, da Coordenadora Acadêmica, Darcielle Elias, da Professora Mestra Cláudia Pupo, que discursou representando o corpo docente, ainda contou com a presença online de professores e colaboradores da FVJ, parentes e amigos dos graduandos.

A FVJ parabeniza a todos os formandos e deseja todo o sucesso na nova caminhada.

 

Obs.: A assinatura das atas está acontecendo no estacionamento do campus da faculdade, nestes dias 27, 28 e 29 de julho, das 8h às 11h.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022