Em tempos de pandemia, segunda edição do Letras & Pedagogia em Foco é realizado virtualmente

"O Reencantar da Educação em Tempos de Pandemia" foi o tema deste ano
20 de junho de 2020

Entre os dias 16 e 18 de junho, os Cursos de Letras e Pedagogia da FVJ realizaram seu primeiro evento online, a 2ª edição do Letras & Pedagogia em Foco, que neste ano trouxe como tema “O Reencantar da Educação em Tempos de Pandemia”.

Com o objetivo de debater o contexto educacional no atual cenário, o evento contou com a participação de alunos, professores, gestores, especialistas na área e público interessado.

Em sua primeira noite de realização, “Educação em Contexto de Possibilidades – Paulo Freire” foi o tema debatido, que contou como convidado o Professor Me. Luiz Oswaldo Santiago Moreira De Souza, diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) – unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e mediação do Prof. Dr. Kamillo Silva.

Para o Professor Kamillo Silva, do colegiado de Letras e Pedagogia da FVJ, “foi muito importante mediar a mesa de abertura do encontro e apresentar à comunidade acadêmica o reencantar-se pela educação, a partir da fala do Professor Luiz Osvaldo, destacando junto com ele que ‘a necessidade premente de uma formação de professores libertária e crítica passa pelo reencantamento e pelo compartilhar de dores e amores próprios do fazer-se educador’.”

Na noite do dia 17, a pauta foi “BNCC – Diálogos Formativos com Foco na Educação Básica”, que trouxe como convidados: Maria Jucineide da Costa Fernandes – Coordenadora da Crede 10, Especialista em Educação; Deputado Federal Idilvan Alencar pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Ceará, Ex-Secretário de Educação do Ceará; e Ana Mello – Secretária de Educação do Município do Aracati; e contou com a mediação do Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes.

Já na noite do último dia, o debate girou em torno do tema “O Humano”, que teve participação especial dos alunos do Curso de Letras e da Psicóloga Caroline Ferreira de Sousa (CRP-11/08544) – Pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A mediação ficou por conta da Profa. Esp. Aline Almeida e do Prof. Me. Maia Neto.

“Durante as 3 noites, conseguimos adquirir novos conhecimentos que contribuíram de forma significativa para a nossa formação. Debater sobre Paulo Freire em um momento tão delicado é necessário e mostra como a Educação não para! Além disso, discutir sobre a BNCC com profissionais tão competentes nos ajudou a entender as novas propostas e mostrou o quanto é preciso nos reinventarmos em cada contexto e diante de cada realidade. Escutar psicólogos, prestigiar a arte e a poesia acalentou meu coração e plantou uma sementinha de esperança”, destacou Carla Ranielle, aluna do 4º período de Pedagogia.

Nos dias que se seguiram, o Professor Kamillo também reiterou a participação dos alunos e a presença de vários professores dos mais diversos colegiados da faculdade. Destacou também a troca de experiências através da ferramenta online como recurso capaz de aproximar educadores dos municípios do Vale do Jaguaribe às discussões que ocorrem dentro da academia e em outros espaços.

Com a realização do webinar, a aluna do 8º período de Pedagogia, Márcia Maristela, destacou a oportunidade que o evento teve de se expandir e repercutir para além dos muros da faculdade, “foi possível que cada ouvinte trouxesse o evento para dentro de sua casa, espalhando assim a magia da Educação e o recontamento dela primeiramente em nossas vidas e depois para todos, afinal o Letras & Pedagogia em Foco agora estava mais perto da gente, junto com a nossa família, os nossos amigos, colegas de trabalho e fico feliz por tanta repercussão, o que antes era limitado apenas à FVJ esse ano foi até o Rio de Janeiro e outros estados. Foi capaz de acima de tudo mostrar que falar de Educação na FVJ não existem limites, não existe quarentena, esse ano foi possível compartilhar cada dia com outros profissionais que, assim como eu, são amantes da Educação.”

Para Izabelle Fonteles, coordenadora dos Cursos de Letras e Pedagogia e condutora dos debates nas três noites, o evento “foi mais um desafio! É muito importante saber se reinventar dentro dos diversos cenários e perceber que a educação pode acontecer em qualquer ambiente. Nosso evento veio a somar e nos fortalecer enquanto equipe e profissionais da educação. Tivemos a oportunidade de entrar em ‘várias casas’, e chegarmos a várias regiões! Isto é transformador! Sentimento de gratidão!”

“O Letras & Pedagogia em Foco é um evento de muito aprendizado para nós alunos da FVJ, pois é um momento riquíssimo falar sobre experiências vividas, transmitidas a nós alunos. Uma visão diferente e conhecimentos abrangentes, de novos conceitos que vão existindo no decorrer do dia a dia, nas escolas e nas instituições de ensino. O evento este ano trouxe uma roupagem nova, um novo desafio, mas que foi muito válido e louvável, para todos, pois grandes profissionais que estiveram presentes nas três noites transmitiram uma bagagem imensa de conhecimento. Como aluno, fico honrado e lisonjeado por participar deste evento maravilhoso e magnífico”, declarou o estudante Ronnier Cruz do 2º período de Pedagogia, que finalizou agradecendo: “À coordenadora Isabelle Fonteles e todos os que tiveram à frente, só tenho a agradecer pelo belo trabalho e empenho dedicado, pois conseguiram transmitir a mensagem que desejaram e indo além do esperado. E já com saudades, e com contagem regressiva para a terceira edição.”

“Pudemos encerrar o semestre com chave de ouro, e para ser menos clichê, encerramos com um sorriso por mostrar a força e o valor da Educação. O meu obrigada em especial à professora e coordenadora Izabelle que nunca omitiu a sua preocupação com cada aluno, e dessa vez o Brasil assistiu ao seu trabalho, quanto ao nosso colegiado, COMPETÊNCIA seria a palavra certa, vocês formam um time incrível”, ressaltou Márcia.

“Foi uma experiência nova para nós alunos, para os professores e para a coordenação dos cursos. Confesso que de início fiquei receosa, por não ter o contato físico como no ano de 2019. Mas diria também que foi um momento rico, que me surpreendeu e que cumpriu com o que pretendia: o Reecantar da Educação em tempos de Pandemia!”, afirmou Carla.

Por fim, no último dia, o Prof. Kamillo elogiou a participação dos alunos do curso de Letras e as experiências dos professores do Colegiado do Curso de Psicologia da FVJ como contribuições que tornaram o evento ainda mais especial.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da faculdade no YouTube, o Conexão FVJ. Se você perdeu e quer conferir, as três noites do Letras & Pedagogia em Foco se encontram no canal. Segue link: https://www.youtube.com/user/FVJUniverso

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022