Encontro Pedagógico 2021.1 da FVJ aborda ensino, pesquisa, extensão e tecnologias educacionais no ensino superior

O início do semestre letivo se aproxima, e a cada período novos desafios surgem. E são esses desafios que nos movem e nos fortalecem.
2 de fevereiro de 2021

Todos sabemos que 2020 trouxe mudanças, favoráveis para uns e nem tanto para outros, e nos exigiu adaptações, seja em nossa rotina, em nossos comportamentos, assim como em nossa forma de trabalhar. Por consequência, as instituições de ensino tiveram que se reestruturar e se adequar, buscando na tecnologia e suas ferramentas a solução diante da atual conjuntura.

“Chegamos ao final do ano de 2020 com o sentimento de superação de grandes desafios. As consequências da pandemia da Covid-19 provocaram mudanças significativas nas instituições particulares de educação superior, em destaque, a transformação digital para adoção do ensino remoto e as alterações nos processos de aprendizagem”, relatou a diretora acadêmica professora Darcielle Elias.

Agora, mais uma vez, chegou o tempo de planejar e pensar a melhor forma de conduzir o semestre que se inicia. E foi assim, num momento de integração, de aprendizado, planejamento e troca de experiências e conhecimentos que se realizou, de 25 a 29 de janeiro, o Encontro Pedagógico 2021.1 da FVJ, que trouxe como tema “Fazeres Docentes: Ensino, Pesquisa, Extensão e Tecnologias Educacionais: Vamos conversar a respeito?”.

Reunindo de forma remota especialistas, mestres, doutores, pós-doutores que fazem o corpo docente da instituição, direção e alguns colaboradores, o encontro foi “um rico momento de atualização de conhecimento e troca de informações. Para além do caminho dos saberes, acalanto para os afetos, conversar com os nossos pares”, afirmou a professora Criseida Lima, Conselheira Acadêmica da FVJ.

De acordo com a direção acadêmica, o planejamento semestral se baseou no diálogo, buscando ouvir e atender sugestões e particularidades de cada curso. “Considero que o momento foi de fundamental importância, pois promoveu a aprendizagem e interação. Foi perceptível a empatia dos setores em relação ao trabalho do professor, muitos avanços para a economia do nosso tempo em relação à burocracia, que sabemos ser necessária! Os fluxos claros e objetivos nos ajudam a redimensionar as nossas ações futuras. Nesse sentido, considero que tudo é válido para que não deixemos de nos reencantar pelo exercício da docência nesse tempo de tanta complexidade”, ressaltou a Profa. Adriana Wandermurem.

Além disso, “minimizar contratempos e maximizar sua capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizado interdisciplinar através do protagonismo discente”, assim citado pela professora Darcielle, foi um dos pontos tratados no encontro. “Essa foi uma semana de muito aprendizado e atualização! Fiquei encantada com a nova cara do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e as novas tecnologias de interação aluno/professor apresentadas! Em 2020 tivemos que aprender novas habilidades em um curtíssimo espaço de tempo. 2021 será o ano em que, juntos, conseguiremos colher bons frutos desta constante mudança e adaptação que o novo século exige de todos nós”, destacou a Profa. Thahyana Valente.

Em reconhecimento ao trabalho realizado e competência dos colaboradores, o professor Ossian Filho destaca: “Os momentos com o NEAD, NEP e NTI sempre são muito ricos! Os excelentes colaboradores desses setores são muito solícitos, ao esclarecer os procedimentos institucionais e sanar as dúvidas dos docentes. Não esqueçamos, ainda, do CAD, na figura da querida Edemiza, um poço de simpatia e competência. O potencial humano da FVJ, dos colaboradores que fazem parte da mesma, é gigantesco! Que ele seja cada dia mais valorizado!”

“A dinâmica aliviou um pouco a sensação fria que é estar de forma on-line, ainda longe de todos. A interação entre os núcleos apresentados e os docentes foi necessário e imprescindível para que possamos começar bem o semestre. Grata a todos os envolvidos”, agradeceu a Profa. Cristiane Almeida.

Graciele Jorge, ex-aluna e atual docente no Curso de Estética da FVJ, revela: “Fui aluna da casa e retornar como docente é sensacional. Cada dia/cada temática é fundamental para planejarmos o retorno às atividades e capacitarmos nossos alunos para o mercado de trabalho. #soumaisfvj”.

Já a professora Cibelly Abreu, Coordenadora dos Cursos de Administração e RH da FVJ, agradece pelo momento vivenciado e ressalva sua importância na cooperação do desenvolvimento educacional da sociedade: “Gostaria de agradecer a toda equipe da FVJ envolvida na organização do nosso encontro pedagógico 2021.1, pois está sendo um momento ímpar para nosso aprimoramento profissional. Faz toda diferença, o comprometimento dos profissionais em nos passar informações de qualidade e esclarecer nossas dúvidas, para que possamos iniciar mais um semestre com a certeza de que será um sucesso. Com esse acolhimento fica a certeza de sermos uma família, na qual temos um só objetivo, construir conhecimento e tornar a sociedade melhor por meio da educação. Deixo meu agradecimento e o sentimento de esperança por dias melhores. Abraço.”

O encerramento do Encontro Pedagógico FVJ 2021.1 contou com a participação da banda Brasilidade Marshmellow, com uma versão da canção Olhos Coloridos, em show ao vivo gravado no Festival de Música do Teatro Municipal Ziembinsky, no Rio de Janeiro. A banda é formada por estudantes e pesquisadores do grupo de pesquisa “Cienciarte – Arte, cultura e promoção da Saúde” do Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB)/IOC – FIOCRUZ/RJ. A FVJ é representada neste grupo pela profa. Dra. Abda Medeiros, que agrega futuras parcerias para o Curso de Nutrição.

“Com esse encontro a FVJ afirma seu compromisso para com todos e com a educação. Estimulando a inovação, a criatividade, a cultura digital, a pesquisa, a extensão e várias outras habilidades. Defino esse momento com uma reflexão de Santo Agostinho: ‘A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las’. A FVJ faz a opção pela coragem e pela mudança”, finalizou Leoneide Barbosa, Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância da FVJ (NEAD).

There are experiences in this and the idea has to be exported until its implementation. buy viagra online The child must have one of his parents throughout the process and that is the purpose of this Royal Decree.

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021