Encontro Pedagógico 2021.1 da FVJ aborda ensino, pesquisa, extensão e tecnologias educacionais no ensino superior

O início do semestre letivo se aproxima, e a cada período novos desafios surgem. E são esses desafios que nos movem e nos fortalecem.
2 de fevereiro de 2021

Todos sabemos que 2020 trouxe mudanças, favoráveis para uns e nem tanto para outros, e nos exigiu adaptações, seja em nossa rotina, em nossos comportamentos, assim como em nossa forma de trabalhar. Por consequência, as instituições de ensino tiveram que se reestruturar e se adequar, buscando na tecnologia e suas ferramentas a solução diante da atual conjuntura.

“Chegamos ao final do ano de 2020 com o sentimento de superação de grandes desafios. As consequências da pandemia da Covid-19 provocaram mudanças significativas nas instituições particulares de educação superior, em destaque, a transformação digital para adoção do ensino remoto e as alterações nos processos de aprendizagem”, relatou a diretora acadêmica professora Darcielle Elias.

Agora, mais uma vez, chegou o tempo de planejar e pensar a melhor forma de conduzir o semestre que se inicia. E foi assim, num momento de integração, de aprendizado, planejamento e troca de experiências e conhecimentos que se realizou, de 25 a 29 de janeiro, o Encontro Pedagógico 2021.1 da FVJ, que trouxe como tema “Fazeres Docentes: Ensino, Pesquisa, Extensão e Tecnologias Educacionais: Vamos conversar a respeito?”.

Reunindo de forma remota especialistas, mestres, doutores, pós-doutores que fazem o corpo docente da instituição, direção e alguns colaboradores, o encontro foi “um rico momento de atualização de conhecimento e troca de informações. Para além do caminho dos saberes, acalanto para os afetos, conversar com os nossos pares”, afirmou a professora Criseida Lima, Conselheira Acadêmica da FVJ.

De acordo com a direção acadêmica, o planejamento semestral se baseou no diálogo, buscando ouvir e atender sugestões e particularidades de cada curso. “Considero que o momento foi de fundamental importância, pois promoveu a aprendizagem e interação. Foi perceptível a empatia dos setores em relação ao trabalho do professor, muitos avanços para a economia do nosso tempo em relação à burocracia, que sabemos ser necessária! Os fluxos claros e objetivos nos ajudam a redimensionar as nossas ações futuras. Nesse sentido, considero que tudo é válido para que não deixemos de nos reencantar pelo exercício da docência nesse tempo de tanta complexidade”, ressaltou a Profa. Adriana Wandermurem.

Além disso, “minimizar contratempos e maximizar sua capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizado interdisciplinar através do protagonismo discente”, assim citado pela professora Darcielle, foi um dos pontos tratados no encontro. “Essa foi uma semana de muito aprendizado e atualização! Fiquei encantada com a nova cara do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e as novas tecnologias de interação aluno/professor apresentadas! Em 2020 tivemos que aprender novas habilidades em um curtíssimo espaço de tempo. 2021 será o ano em que, juntos, conseguiremos colher bons frutos desta constante mudança e adaptação que o novo século exige de todos nós”, destacou a Profa. Thahyana Valente.

Em reconhecimento ao trabalho realizado e competência dos colaboradores, o professor Ossian Filho destaca: “Os momentos com o NEAD, NEP e NTI sempre são muito ricos! Os excelentes colaboradores desses setores são muito solícitos, ao esclarecer os procedimentos institucionais e sanar as dúvidas dos docentes. Não esqueçamos, ainda, do CAD, na figura da querida Edemiza, um poço de simpatia e competência. O potencial humano da FVJ, dos colaboradores que fazem parte da mesma, é gigantesco! Que ele seja cada dia mais valorizado!”

“A dinâmica aliviou um pouco a sensação fria que é estar de forma on-line, ainda longe de todos. A interação entre os núcleos apresentados e os docentes foi necessário e imprescindível para que possamos começar bem o semestre. Grata a todos os envolvidos”, agradeceu a Profa. Cristiane Almeida.

Graciele Jorge, ex-aluna e atual docente no Curso de Estética da FVJ, revela: “Fui aluna da casa e retornar como docente é sensacional. Cada dia/cada temática é fundamental para planejarmos o retorno às atividades e capacitarmos nossos alunos para o mercado de trabalho. #soumaisfvj”.

Já a professora Cibelly Abreu, Coordenadora dos Cursos de Administração e RH da FVJ, agradece pelo momento vivenciado e ressalva sua importância na cooperação do desenvolvimento educacional da sociedade: “Gostaria de agradecer a toda equipe da FVJ envolvida na organização do nosso encontro pedagógico 2021.1, pois está sendo um momento ímpar para nosso aprimoramento profissional. Faz toda diferença, o comprometimento dos profissionais em nos passar informações de qualidade e esclarecer nossas dúvidas, para que possamos iniciar mais um semestre com a certeza de que será um sucesso. Com esse acolhimento fica a certeza de sermos uma família, na qual temos um só objetivo, construir conhecimento e tornar a sociedade melhor por meio da educação. Deixo meu agradecimento e o sentimento de esperança por dias melhores. Abraço.”

O encerramento do Encontro Pedagógico FVJ 2021.1 contou com a participação da banda Brasilidade Marshmellow, com uma versão da canção Olhos Coloridos, em show ao vivo gravado no Festival de Música do Teatro Municipal Ziembinsky, no Rio de Janeiro. A banda é formada por estudantes e pesquisadores do grupo de pesquisa “Cienciarte – Arte, cultura e promoção da Saúde” do Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB)/IOC – FIOCRUZ/RJ. A FVJ é representada neste grupo pela profa. Dra. Abda Medeiros, que agrega futuras parcerias para o Curso de Nutrição.

“Com esse encontro a FVJ afirma seu compromisso para com todos e com a educação. Estimulando a inovação, a criatividade, a cultura digital, a pesquisa, a extensão e várias outras habilidades. Defino esse momento com uma reflexão de Santo Agostinho: ‘A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las’. A FVJ faz a opção pela coragem e pela mudança”, finalizou Leoneide Barbosa, Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância da FVJ (NEAD).

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022