22 de novembro de 2024
Público de Interesse:
Educadores, professores, pedagogos, e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da Educação ligado à História ou à Geografia.
Objetivo:
Possibilitar uma reflexão sobre a formação do professor de História e Geografia e sua atuação profissional, sobretudo na Educação Básica, considerando a articulação entre a fundamentação teórica proporcionada pelas disciplinas e os aspectos práticos presentes nas vivências profissionais dos alunos e na aproximação com instituições de ensino.
MATRIZ CURRICULAR
| DISCIPLINAS | C/H |
| Teorias do Currículo e Abordagens do Ensino de História e da Geografia | 30 |
| Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
| Geopolítica Mundial no Enfoque da História e da Geografia | 60 |
| Geopolítica Brasileira no Enfoque da História e da Geografia | 60 |
| Geopolítica Cearense no Enfoque da História e da Geografia | 30 |
| Metodologia da Pesquisa Científica | 20 |
| Avaliação e Produção de Materiais Pedagógicos no Ensino de História e da Geografia | 30 |
| O Ensino da História e da Geografia no Brasil- Multiculturalidade, Cidadania e Identidade | 40 |
| Seminários | |
| Oficina de Ensino de História | 10 |
| Oficina de Ensino de Geografia do Brasil | 10 |
| Historiografia Brasileira | 10 |
| Patrimônio Cultural e Memória | 10 |
| Tópicos Especiais no Ensino de História: Cultura Afro-brasileira e Africana. | 10 |
| Cartografia Aplicada ao Ensino da Geografia | 10 |
| Geoprocessamento | 10 |
| Questões Ambientais Comtemporâneas e o Ensino da História e da Geografia | 10 |
| Didática do Ensino Superior e Práticas do Magistério | 30 |
| Orientação de Trabalho de Conclusão – TCC | 30 |
| TOTAL | 430 |
Investimento:
20 parcelas de R$ 240,00