Entrevista com Rafaella Lima, ex-aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da FVJ

16 de novembro de 2015

Rafaella Lima fez parte da primeira turma de Enfermagem da FVJ e hoje atua em um hospital na cidade do Rio de Janeiro. Ela nos conta um pouco sobre o curso de Enfermagem, a experiência adquirida na FVJ e a importância de ter estudado na instituição para sua vida.

Como foi estudar na FVJ? Fale sobre os momentos bons e desafios durante o curso.
Rafaella Lima: Foi primeiro de tudo, a realização de um sonho. Antes estudava Contábeis na mesma FVJ. Porém, sempre pensei em cursar Enfermagem e quando surgiu a oportunidade não tive dúvidas que deveria seguir a minha vontade.
Quando se cursa o que se deseja, todo o processo dentro da faculdade acaba se tornando algo muito prazeroso. Ao mesmo tempo, sabíamos do desafio de ser a primeira turma cursando Enfermagem na FVJ.

Qual foi o diferencial de sua formação em sua vida, vide sua necessidade de conseguir emprego em outras cidades?
Rafaella Lima: Como já mencionei, apesar de ser a primeira turma, sempre tivemos o suporte para desenvolver os nossos aprendizados. Bons professores, estrutura física, estágios em grandes hospitais. Tudo isso nos preparou para chegarmos ao mercado de trabalho prontos para os desafios da Enfermagem.

Faça um resumo de sua vida profissional, onde trabalhou, o que estudou depois da FVJ e como está agora.
Rafaella Lima: Logo após a conclusão do curso, em 2011, integrei o grupo de profissionais do Centro Cirúrgico do Hospital Infantil Luis França. Iniciei a especialização em “Enfermagem em Emergência” pela UECE – Universidade Estadual do Estado do Ceará. Mas precisei interromper por conta da mudança de estado. Hoje, resido no Rio de Janeiro e trabalho na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do Hospital Copa D’or. Todos os aprendizados da formação acadêmica me ajudaram e ajudam no dia-a-dia para desenvolver o meu trabalho no hospital que integra a maior rede de hospitais privados do Brasil, a Rede D’or São Luiz.

O que a FVJ representa para você, aracatiense que foi longe em suas conquistas?
Rafaella Lima: Um orgulho e, acima tudo, uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento cultural e intelectual da nossa sociedade.

Você pode deixar uma mensagem para quem gostaria cursar Enfermagem?
Rafaella Lima: Preparem-se para os plantões, as noites em claro, para os estudos. Serão muitos desafios! Mas também serão muitos sorrisos, agradecimentos, reconhecimentos. E uma sensação indescritível de ajudar o próximo. Isso compensa cada sacrifício! Lembro de um Congresso Cearense de Enfermagem que aconteceu na FVJ. Vi essa frase, guardei, a levo comigo e, agora, divido com vocês: “Enfermagem VALE a VIDA por ter como essência o CUIDADO, sem o qual não há VIDA!”

A FVJ tem uma novidade para seus ex-alunos, o Canal do Egresso. Essa iniciativa da Faculdade do Vale do Jaguaribe em manter contato com seus alunos egressos traz diversas novidades e vantagens para os cadastrados. Vantagens como descontos para uma segunda graduação e em pós-graduação, acesso em eventos acadêmicos, utilização dos espaços da faculdade e conhecer histórias de egressos bem sucedidos em diversas áreas. Saiba mais acessando o site: (egresso.fvj.br).

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022