“Espaço das Letras”: Publicação pioneira realizada por alunos do curso de Letras da FVJ

12 de novembro de 2015

Alguns alunos do 6º período do curso de Letras da Faculdade do Vale do Jaguaribe resolveram por em prática muito do que aprenderam em aula e criaram o Jornal Espaço das Letras. A publicação é feita exclusivamente pelos alunos e sempre circula no campus da faculdade, mostrando diversidade nos textos e nas ideias. Confira a entrevista com os editores do Jornal Espaço das Letras.

1) Como surgiu a ideia do Jornal Espaço das Letras?

Surgiu, principalmente, da necessidade de influenciar o hábito da leitura nos acadêmicos da Faculdade do Vale do Jaguaribe, levando as pessoas a lerem mais através da publicação de textos com temas interessantes. Também é uma maneira de chamar a atenção da sociedade local para os cursos de educação, em especial o de Letras, presente na FVJ.

2) Como vocês se organizaram, como ficaram definidas as funções de cada um? Quantas pessoas participaram e qual a tiragem inicial?

Depois de realizado um encontro que definiu o titulo do informativo, cada colunista ficou responsável por escrever uma matéria sobre algo com o qual se identificasse, mas sem ficar com um tema fixo. Participaram da primeira edição seis alunos do curso de Letras da FVJ, Natalia Lima, Liliane Oliveira, Iraildo Pereira, Genival Braga, Felipe Tiago e eu Wagner Nogueira. A tiragem inicial foi de 150 cópias.

3) O que queriam mostrar nessa primeira edição?

Na primeira edição focamos mais na questão da cultura regional, tanto que dedicamos duas matérias do informativo a esta temática. Mas também tivemos espaço para assuntos relacionados à leitura, escrita e acessibilidade.

4) Como foi a recepção dos outros alunos?

Foi boa, muito por que todos sabem que o informativo é uma nova e eficiente forma do curso de Letras ampliar seus horizontes na FVJ e na região. Todos nós que compomos o informativo estamos sempre abertos a criticas construtivas e sugestões.

5) Pretendem continuar o projeto? Como será a periodicidade?

Com certeza. O informativo será produzido mensalmente, e mesmo quando tivermos concluído o curso esperamos que a faculdade dê prosseguimento a esta ideia que já é um sucesso.

NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021