Público de Interesse:
Professores com atuação ou interesse na Educação Infantil; Profissionais com atuação em Instituições que ofertem estas etapas da Educação Básica ou que desenvolvam atividades educativas voltadas à criança e que sejam portadores de Diplomas em Licenciaturas.
Objetivo:
– Refletir sobre os fundamentos epistemológicos que dão sustentação ao trabalho pedagógico dos professores que atuam na educação infantil, considerando o desenvolvimento profissional e humano como eixos norteadores dessa reflexão, bem como ampliar as capacidades de atuação profissional dos educadores no processo de ensino e aprendizagem, por meio de adequados métodos de alfabetização e letramento desenvolvidos na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
MATRIZ CURRICULAR
MÓDULOS/CONTEÚDOS | CH |
MÓDULO I – ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO | 60 |
Concepções Históricas e Filosóficas da Infância | 30 |
Epistemologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental | 30 |
MÓDULO II – FUNDAMENTOS DA | 60 |
Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Social da Criança | 30 |
Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem | 30 |
MÓDULO III – INTRUMENTALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO | 270 |
Processos de Aprendizagem da Leitura e da Escrita | 30 |
Alfabetização e Letramento | 30 |
Educação Matemática e Pensamento Abstrato | 30 |
Linguagem Literária e Musical | 30 |
Linguagem Visual e Cênica | 30 |
O Jogo, a Brincadeira e o Brinquedo na Educação Infantil e Ensino Fundamental | 30 |
Tecnologias e Mediação Pedagógica | 30 |
Educação Inclusiva | 30 |
A Formação do Educador Infantil e do Ensino Fundamental: Competência Científica e Técnica | 30 |
MÓDULO IV- METODOLOGIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA | 70 |
Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 20 |
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
TOTAL | 460 |
Investimento:
20 parcelas de R$ 240,00