Exposição de Fotos do Professor Marcos Vieira

Alegoria da Luz
18 de novembro de 2016

Alegoria da Luz

Imaginemos todos os muros bem altos separando o munco externo e uma caverna. Na caverna existe uma fornte de luz intensa com mil nuanças. No interior da ceverna permanecem seres humanos e cresceram ali. Nunca, portanto ter visto ou imaginando sombras.

Ficam de costas para a entrada acorretandos, sem poder mover-se, forçados a olhar somente o fundo da parede da caverna, onde são projetas muitas luzes que, além do muro e pelas paredes da caverna ecoam sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os com certa razão, às luzes, pensam ser elas as falas das mesma. Desse modo, as prisioneiras julgam que essas luzes sejam a realidade.

Imagine que um dos prisioneiras consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance em direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre a saia da caverna, descobrindo não apenas que as luzes eram feitas por homens como ele, e mais além todo mundo e a natureza. Contemplando pela primeira vez que a realidade era bem mais escura e as sombras pareciam real.

Caso ele decida voltar à caverna para revelar ao seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram… muitas coisas podem acontecer…

Marcos Vieira

Visualizar galeria
Noite do dia 23 de julho marca a Colação de Grau 2021.1 Neste semestre, a cerimônia ocorreu de forma híbrida
30 de julho de 2021
FVJ e IVJ fortalecem elos com a Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati Encontro aconteceu na manhã de hoje, dia 29
29 de julho de 2021
FVJ firma parceria com a Prefeitura de Jaguaruana Convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 19
21 de julho de 2021