A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, tendo no desenvolvimento humano o principal meio para o progresso regional e diminuição das desigualdades sociais, ao caminhar para vinte e um anos de existência destaca entre seus valores a prática constante da Empatia.
Assim foi, no crepúsculo do Século XX, visionária, semeando a esperança de dias melhores para a população como a primeira instituição de ensino superior presencial de Aracati, irradiando conhecimento para todo o Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, formando milhares de profissionais de referência mundo afora.
No mesmo sentido, em resposta à demanda por um espaço para o convívio universitário e intelectual, a FVJ implantou, há quase uma década, um dos mais modernos campus do Estado, com dezenas de laboratórios, clínica escola, biblioteca com cerca de quarenta mil títulos, auditório, salas de aula e centro de convivência instalados em cinco hectares, uma lavoura de sonhos, o celeiro maior do Ensino, da Pesquisa e da Extensão em toda a região.
E, assim, há dois anos, sempre movida pelo espírito da empatia, sensível à necessidade de criar mecanismos que facilitassem o acesso à formação superior de qualidade aos filhos de famílias de baixa renda – expressiva parcela da população, a FVJ criou e lançou o PROVALE: um programa de parcelamento próprio permitindo a redução das mensalidades à metade, a um terço ou a um quarto do valor durante todo o curso, com o parcelamento do restante em até vinte anos. Mais uma vez pioneira, somente agora a FVJ assiste a muitas outras instituições nacionais abraçando o mesmo movimento em função da crise.
Mais que nunca, neste momento sem precedentes na história recente da humanidade quando um vírus ameaça a vida humana, afetando o nosso comportamento, o nosso equilíbrio emocional, nossas condições de vida, provocando um tsunami de incertezas sobre as relações sociais, sobre a economia e sobre o futuro, somente a Empatia, promovendo a união e o pulsar uníssono de todos em prol do bem-comum poderá nos apontar o caminho para um novo “normal”. Nada será como antes, concordamos. Ao despontar da crise da pandemia da COVID-19 e da crise econômica, todo o corpo docente, administrativo e discente da IES foi conclamado a abraçar o desafio do exercício de novas formas e fórmulas, sem comprometer a qualidade de aprendizagem e diminuindo o impacto do distanciamento imposto. Nesse sentido, um dos primeiros atos da Direção-Geral foi convocar uma assembleia virtual com os líderes de turmas de todos os seus quinze cursos de graduação e, desde então, vem:
– Parcela mínima de R$100,00 (cem reais) – parcelando em até 6x no cartão de crédito ou, em alguns casos específicos, no boleto, desde que o aluno dê a primeira parcela como entrada;
Um ponto, assumido pela Direção na reunião com os líderes de turma, entretanto, faltava ser contemplado: o estudo de uma proposta de desconto horizontal.
Desde a Reunião com Líderes de Turma, além de orientar as ações acima, ciente da riqueza e efetividade da consultoria individual e personalizada aos alunos, a Direção não arredou da reflexão sobre o pleito por desconto dos estudantes no encontro. Para isso, se articulou com instituições e lideranças locais e nacionais, incluindo deputados estaduais focados na redação de matéria nesse sentido, visando o atendimento dentro de uma perspectiva justa e sem comprometer a sustentabilidade das operações privadas de educação em todos os níveis. A FVJ, particularmente, vem garantido o pagamento de sua equipe de professores e colaboradores e também fornecedores com pontualidade, atravessando um ciclo de percalços com uma inadimplência triplicada, altas taxas de evasão e trancamento de matrículas e com cerca de 25% (vinte e cinco) de seu público contemplado com o benefício do Provale.
Em muitos países, como a Itália, o Estado vem assumindo as mensalidades de seus estudantes ciente da grande importância da educação, sobretudo nesse cenário de crise. No Brasil, a iniciativa privada que responde por 85% (oitenta e cinco por cento) de todas as vagas da educação assume seu papel de liderança e parte na frente, cabendo à sociedade e à comunidade acadêmica cobrar de seus representantes propostas de apoio à sobrevivência dessas instituições guerreiras que lutam para suprir o elevado déficit educacional do país.
Além de todas as iniciativas e facilidades supracitadas, a Faculdade do Vale do Jaguaribe seguirá a orientação do projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de número 77/2020, tão logo este seja sancionado pelo governador do estado, concedendo o desconto previsto de 13,3% (treze vírgula três por cento) a todos os seus alunos de graduação e pós-graduação, a partir dos vencimentos de março, que serão acumulados para desconto na parcela de junho/20. Trata-se de um desconto não cumulativo com outros benefícios, programas e descontos anteriores (FIES, PROUNI, PROVALE, Bolsas de Desconto e afins),
Aracati (CE), 07 de maio de 2020.
Antonio Henrique Dummar Antero