FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE – FVJ À FRENTE DOS DESAFIOS E DAS CRISES

Comunicado
8 de maio de 2020

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, tendo no desenvolvimento humano o principal meio para o progresso regional e diminuição das desigualdades sociais, ao caminhar para vinte e um anos de existência destaca entre seus valores a prática constante da Empatia.

Assim foi, no crepúsculo do Século XX, visionária, semeando a esperança de dias melhores para a população como a primeira instituição de ensino superior presencial de Aracati, irradiando conhecimento para todo o Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, formando milhares de profissionais de referência mundo afora.

No mesmo sentido, em resposta à demanda por um espaço para o convívio universitário e intelectual, a FVJ implantou, há quase uma década, um dos mais modernos campus do Estado, com dezenas de laboratórios, clínica escola, biblioteca com cerca de  quarenta mil títulos, auditório, salas de aula e centro de convivência instalados em cinco hectares, uma lavoura de sonhos, o celeiro maior do Ensino, da Pesquisa e da Extensão em toda a região.

E, assim, há dois anos, sempre movida pelo espírito da empatia, sensível à necessidade de criar mecanismos que facilitassem o acesso à formação superior de qualidade aos filhos de famílias de baixa renda – expressiva parcela da população, a FVJ criou e lançou o PROVALE: um programa de parcelamento próprio permitindo a redução das mensalidades à metade, a um terço ou a um quarto do valor durante todo o curso, com o parcelamento do restante em até vinte anos. Mais uma vez pioneira, somente agora a FVJ assiste a muitas outras instituições nacionais abraçando o mesmo movimento em função da crise.

Mais que nunca, neste momento sem precedentes na história recente da humanidade quando um vírus ameaça a vida humana, afetando o nosso comportamento, o nosso equilíbrio emocional, nossas condições de vida, provocando um tsunami de incertezas sobre as relações sociais, sobre a economia e sobre o futuro, somente a Empatia, promovendo a união e o pulsar uníssono de todos em prol do bem-comum poderá nos apontar o caminho para um novo “normal”. Nada será como antes, concordamos. Ao despontar da crise da pandemia da COVID-19 e da crise econômica, todo o corpo docente, administrativo e discente da IES foi conclamado a abraçar o desafio do exercício de novas formas e fórmulas, sem comprometer a qualidade de aprendizagem e diminuindo o impacto do distanciamento imposto. Nesse sentido, um dos primeiros atos da Direção-Geral foi convocar uma assembleia virtual com os líderes de turmas de todos os seus quinze cursos de graduação e, desde então, vem:

  • Investindo em ferramentas de tecnologia e na capacitação de toda a comunidade acadêmica e equipe para garantir a entrega acadêmica dentro do permitido por Lei, sempre primando pela excelência do processo de ensino-aprendizagem. Graças a isso, cerca de duzentos e cinquenta novos profissionais altamente capacitados deverão ser lançados no mercado no final do semestre em curso;
  • Produzindo uma vasta programação de informação e fortalecimento de relacionamento, aproximando alunos, professores, especialistas e comunidade em geral através de lives, webinars e formatos variados de comunicação em várias plataformas tecnológicas;
  • Prestando atendimento psicológico, via NAP – Núcleo de Apoio Psicológico, a alunos, professores e funcionários da FVJ e de escolas públicas de Aracati;
  • Realizando atendimentos personalizados para dimensionar pagamentos à realidade de cada aluno, apresentando soluções para os alunos que procuram o serviço através do email: financeiro@fvj.br ou do WhatsApp (88) 9961.1038;
  • Efetuando o parcelamento de mensalidades em atraso e parcelas que estão para vencer ainda, de acordo com o que cabe no bolso do aluno, seguindo as seguintes regras:

– Parcela mínima de R$100,00 (cem reais) – parcelando em até 6x no cartão de crédito ou, em alguns casos específicos, no boleto, desde que o aluno dê a primeira parcela como entrada;

  • Ampliando o número de vagas de PROVALE (Programa de Parcelamento) e estendendo o benefício a alunos veteranos que podem optar pela facilidade do plano, com redução significativa do valor das mensalidades, para a realização de seu sonho de graduação.

Um ponto, assumido pela Direção na reunião com os líderes de turma, entretanto, faltava ser contemplado: o estudo de uma proposta de desconto horizontal.

Desde a Reunião com Líderes de Turma, além de orientar as ações acima, ciente da riqueza e efetividade da consultoria individual e personalizada aos alunos, a Direção não arredou da reflexão sobre o pleito por desconto dos estudantes no encontro. Para isso, se articulou com instituições e lideranças locais e nacionais, incluindo deputados estaduais focados na redação de matéria nesse sentido, visando o atendimento dentro de uma perspectiva justa e sem comprometer a sustentabilidade das operações privadas de educação em todos os níveis. A FVJ, particularmente, vem garantido o pagamento de sua equipe de professores e colaboradores e também fornecedores com pontualidade, atravessando um ciclo de percalços com uma inadimplência triplicada, altas taxas de evasão e trancamento de matrículas e com cerca de 25% (vinte e cinco) de seu público contemplado com o benefício do Provale.

Em muitos países, como a Itália, o Estado vem assumindo as mensalidades de seus estudantes ciente da grande importância da educação, sobretudo nesse cenário de crise. No Brasil, a iniciativa privada que responde por 85% (oitenta e cinco por cento) de todas as vagas da educação assume seu papel de liderança e parte na frente, cabendo à sociedade e à comunidade acadêmica cobrar de seus representantes propostas de apoio à sobrevivência dessas instituições guerreiras que lutam para suprir o elevado déficit educacional do país.

Além de todas as iniciativas e facilidades supracitadas, a Faculdade do Vale do Jaguaribe seguirá a orientação do projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de número 77/2020, tão logo este seja sancionado pelo governador do estado, concedendo o desconto previsto de 13,3% (treze vírgula três por cento) a todos os seus alunos de graduação e pós-graduação, a partir dos vencimentos de março, que serão acumulados para desconto na parcela de junho/20. Trata-se de um desconto não cumulativo com outros benefícios, programas e descontos anteriores (FIES, PROUNI, PROVALE, Bolsas de Desconto e afins),

Aracati (CE), 07 de maio de 2020.

Antonio Henrique Dummar Antero

 

Alunos de Direito têm aula especial sobre Identificações e Migrações Encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 20
23 de maio de 2020
Semana da Enfermagem: Curso de Enfermagem realiza web palestras Os eventos fizeram parte das comemorações ao Dia Internacional do(a) Enfermeiro(a) e da Semana da Enfermagem FVJ.
19 de maio de 2020
Curso de Enfermagem comemora Dia do Enfermeiro com Web Conferência Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio
15 de maio de 2020