Farmácia

16 de maio de 2015

Portaria MEC de autorização nº 567, de 7 de Novembro de 2013, publicada em D. O. U. de 8 de Novembro de 2013.

Objetivos


O Curso de Farmácia terá o objetivo de propiciar uma formação generalista que atenda as necessidades sociais da saúde, e que assegure, prioritariamente, a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado a população, sem, contudo perder a perspectiva regional, estadual e nacional. Nesse sentido, a formação acadêmica proposta busca qualificar farmacêuticos frente aos princípios, diretrizes e práticas farmacêuticas, por meio da compreensão das relações do trabalho em saúde e sociedade, visando o aprimoramento da dinâmica da gestão, a qualificação dos processos de cuidar e a proposição de projetos de intervenção a partir do reconhecimento de diferentes demandas, sustentados por evidências científicas.

Mensalidades

Diurno: R$ 1.018,00 (Mil e Dezoito reais)
Pagamento em dia: R$ 916,00 (Novecentos e dezesseis reais)

Mercado de Trabalho O farmacêutico desenvolve ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Para tanto, a elaboração de fármacos e medicamentos é apenas uma de suas atividades. Envolvido em todas as etapas de produção, ele atua desde a pesquisa e controle de qualidade até sua dispensação. Examina e testa substâncias e princípios ativos que fazem parte da composição destes produtos, e observa as reações provocadas no organismo. O farmacêutico pode preparar medicamentos prescritos pelo médico ou dentista, adaptando-o às necessidades específicas de cada paciente, como a forma farmacêutica (pomada, comprimido, gel, cápsulas, supositórios etc.) e a dose específica. Atua como responsável técnico pelos produtos em farmácias e drogarias, na avaliação da receita médica e na orientação do paciente quanto ao uso racional de medicamentos. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Na vigilância sanitária, sua tarefa é eliminar, diminuir, prevenir ou regular as atividades que possam significar riscos à saúde da população e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente.

Docentes

Cláudia Costa – Mestra
Eduardo Neto Moreira de Souza – Mestre
Emanuelle Sampaio Almeida Pinto – Mestra
Felipe Crescêncio Lima – Mestre
Felipe de Souza Siqueira – Mestre
Francisco Antônio Ferreira Almeida – Mestre
Jackson Rafael Oliveira Peixoto – Mestre
Janaína Holanda Rodrigues – Mestra
João Vito Barroso de Freitas – Mestre
José Ossian Almeida Souza Filho – Mestre
Júlio César de Sales – Doutor
Jussiara Candeira Spíndola Linhares – Doutora
Tiago Dos Santos Nascimento – Mestre
Valeska Portela Lima – Doutora
Victor Moreira da Costa – Mestre
Wildson Max Barbosa da Silva – Mestre

Coordenação

Prof. João Vito Barroso de Freitas
Contato (88) 3421 9790 | joaovitoprof@fvj.br

Duração: 10 semestres

A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024