FVJ apresenta LETRAS E PEDAGOGIA EM FOCO 2021

Evento aconteceu em 20 e 21 de maio, com debates pertinentes para a profissão docente no contexto atual
22 de maio de 2021
Nos dias 20 e 21 de maio, em que se comemora respectivamente o dia do Pedagogo e o dia do Profissional de Letras, os cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade do Vale do Jaguaribe realizaram o LETRAS E PEDAGOGIA EM FOCO 2021, debatendo o tema “Entre vidas e histórias: a docência em seus contextos socioemocionais”. O evento refletiu a vida de professores no contexto da pandemia de Covid-19, questionando metodologias, vivências, desafios e superações em busca de uma educação equitativa para todos. O Educador foi o foco das discussões, o cuidar de si para cuidar de outros, de muitos outros.

Na primeira noite, a palestra de abertura intitulada “Entre vidas e histórias: a docência em seus contextos socioemocionais”, contou com a presença de grandes pensadores da educação, tais como: Abda Medeiros, antropóloga; José Pereira Maia Neto, psicólogo; Maria Theresa Costa Zaranza, pedagoga; e Keyle Sâmara Ferreira de Souza, Profissional das Letras, mediados pelo professor Renildo Franco. O momento foi muito enriquecedor e contou com alunos, professores, gestores e comunidade da região na fomentação de debates, reflexões e partilhas de ideias.

No segundo dia, seguiu-se com a Oficina-Debate, ministrada pelos alunos do curso de Pedagogia: Levy Monteiro, Ronnier Cruz, Kelly Silva e Suyane Santos. Para os participantes, entre eles graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia, professores, etc., o momento foi promotor de uma visão mais abrangente do cuidado que devemos ter para com a saúde enquanto professores e como podemos ver caminhos de fuga em prol de uma vida mais desacelerada. Os oficineiros engrandeceram a interação trazendo um roteiro cativante, significativo e cheio de surpresas. No mesmo dia, a Sala de Debate – Encontro com Artê Ribeiro, fechou a noite e o evento com os convidados: professor Paulo Sérgio Freitas, professor Tiego Cruz e professora Lúcia Helena da Silveira. Mediados pela professora Artemízia Ribeiro, fizeram um convite cativo às discussões sobre a docência, reflexões sobre a sala de aula e as metodologias utilizadas por cada educador convidado. A participação do público através do YouTube deu ao momento um “ar” de conversa informal, o que aproximou os participantes de forma harmoniosa, promovendo um momento marcante e significativo.

Visualizar galeria