No último mês de outubro a faculdade recebeu a visita da Dra. Lívia Xerez, Coordenadora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Na ocasião, surgiu a possibilidade de um acordo de cooperação técnica, prevendo capacitação de alunos e outras ações que seriam desenvolvidas mediante a assinatura do convênio.
O Termo de Cooperação tem por objetivo desenvolver e implementar ações de ensino, pesquisa, extensão, convivência universitária e comunitária, com a inclusão das temáticas: tráfico de pessoas, refúgio e migrações no âmbito das atividades desenvolvidas na instituição.
Dentre as diretrizes do termo assinado estão: fomentar e fortalecer a cooperação entre os órgãos públicos e organizações da sociedade civil para o enfrentamento ao tráfico de pessoas; disseminar informações sobre o tráfico de pessoas e as ações para seu enfrentamento; e sensibilizar e mobilizar a sociedade para prevenir a ocorrência do tráfico de pessoas.
Já trabalhando a partir desta temática, terça-feira próxima (19), haverá uma palestra magna no auditório da faculdade, dentro das atividades da EXPO FVJ 2019, trazendo uma discussão sobre “Tráfico de Seres Humanos: forma contemporânea de escravidão”, mediada pela Dra. Lívia Xerez.