FVJ compra novos equipamentos para o laboratório de anatomia

Cursos da área da saúde serão beneficiados pelos simuladores da empresa Sdorf Scientific
8 de março de 2017

Cursos da área da saúde serão beneficiados pelos simuladores da empresa Sdorf Scientific

O laboratório de anatomia da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) conta agora com equipamentos modernos que irão beneficiar alunos e professores dos cursos da área da saúde. Trata-se de modelos anatômicos para estudo de anatomia e simuladores que compreendem áreas como ginecologia, obstetrícia, resgate, primeiros socorros, dentre outras.

Os equipamentos adquiridos pela FVJ são de uma empresa de São Paulo chamada Sdorf Scientific, que desde 2008 trabalha comercializando produtos globais destinados à educação, possibilitando experiências inovadoras a estudantes, profissionais da área da saúde, educadores e instituições de ensino. A compra foi realizada por meio de um distribuidor da empresa em Aracati, que informou a respeito do interesse da instituição de adquirir alguns simuladores.

Apesar do nome em inglês, a Sdorf Scientific é uma empresa 100% brasileira. Todos os produtos são desenvolvidos no Brasil e manufaturados na China. Para o diretor geral, Thiago Leão, com a compra dos produtos a FVJ se coloca à frente de outras instituições de ensino superior. “Não são simplesmente simuladores. São simuladores mais avançados para o curso. Acreditamos que a FVJ seja uma das únicas a terem esses produtos aqui no estado do Ceará. Com isso, os alunos terão contato com tecnologia de ponta e se tornarão profissionais mais capacitados”, disse.

A coordenadora do curso de Enfermagem da FVJ, Neuma Nogueira, enfatizou que os produtos adquiridos são extremamente necessários e adequados, não apenas para os estudantes, como também para os professores, que poderão fazer uma avaliação mais completa durante as aulas práticas. “Em alguns momentos, esses simuladores com características humanas vão dar sinais de que está sendo feito algum procedimento incorreto. Com isso, o estudante vai poder repetir diversas vezes até desenvolver a técnica, tendo mais segurança para ir ao campo de prática real, que são as instituições de saúde”, explicou.

Neuma também destacou a importância de aliar teoria e prática, bem como de sensibilizar e conquistar os alunos já no início da graduação. “A partir do primeiro semestre, ele [estudante] já vai ter a experiência na disciplina de Anatomia. Então ele já recebe como cartão de visita uma entrada triunfal dentro do curso”, declarou a coordenadora.

A monitora do curso de Enfermagem, Elaine Cristina Gomes (7º período), considera-se privilegiada por usufruir de equipamentos tão modernos e avançados. “A faculdade fez um boa compra, porque esses produtos são de ótima qualidade. Assim, vamos adquirir mais conhecimento e também vai ser uma prática necessária, porque nós já temos uma excelente teoria na sala de aula. Com um laboratório bem equipado, vamos vivenciar o que acontece na realidade de um hospital”, explicou a estudante.   

Noite do dia 23 de julho marca a Colação de Grau 2021.1 Neste semestre, a cerimônia ocorreu de forma híbrida
30 de julho de 2021
FVJ e IVJ fortalecem elos com a Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati Encontro aconteceu na manhã de hoje, dia 29
29 de julho de 2021
FVJ firma parceria com a Prefeitura de Jaguaruana Convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 19
21 de julho de 2021