FVJ EDUCA encerra-se com grande êxito

Nessa última semana, de 24 a 27 de abril, aconteceu o FVJ EDUCA - V Encontro Acadêmico de Educação, evento que contou com a presença dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da FVJ e a participação efetiva da comunidade educacional de Aracati e região, com a partilha de ricas experiências para o aprendizado e uma grande reflexão sobre os novos desafios do profissional e as perspectivas da educação.
28 de abril de 2018

 

Nessa última semana, de 24 a 27 de abril, aconteceu o FVJ EDUCA – V Encontro Acadêmico de Educação​, evento que contou com a presença dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da FVJ e a participação efetiva da comunidade educacional de Aracati e região, com a partilha de ricas experiências para o aprendizado e uma grande reflexão sobre os novos desafios do profissional e as perspectivas da educação.

“Eu acho que a faculdade é feita de debate. Os alunos e os professores precisam interagir nesses encontros, a sala de aula não pode ser o único espaço de aprendizagem. Eu acho que esse espaço mais plural com convidados de fora enriquece muito o contexto de qualquer aluno do curso superior”, elencou o ex-S​ecretário de E​ducação do E​stado do Ceará​, Prof. Idilvan de Lima Alencar, presente no evento para ministrar a palestra: “Indicadores do Desempenho Escolar no Estado do Ceará”, numa noite muito concorrida.

O evento,​ além de contar com o corpo docente da instituição que contribuiu deveras nas atividades realizadas, bem como do papel ativo das coordenadoras Débora Aldyane e Marília Oliveira, ainda teve como convidados:​ a profissional de educação física Professora Aldeísa Gadelha; a escritora Tici Pontes;​ o conservador-restaurador de bens culturais com suporte em papel, Francisco Bomfim, do Rio de Janeiro​; e a coordenadora da CREDE 10/​Russas, Jucineide da Costa. Esta, em entrevista, mostrou-se feliz em estar mais uma vez na FVJ e destacou a importância da CREDE 10 para a região.

​Vale destacar o protagonismo do aluno no evento, seja através da comissão organizadora, seja participando das diversas ações no decorrer do FVJ EDUCA, em uma semana em que os cursos de licenciatura se fizeram pulsantes nos quatro cantos do campus.

​”O FVJ EDUCA foi de suma importância para o profissional da educação, pois contou com palestras e minicursos que abriram ainda mais nossa visão sobre assuntos que norteiam a área, como a reestruturação curricular, onde vimos que a metodologia de ensino de hoje deve ser diferente da de anos atrás, principalmente devido ao avanço da tecnologia; a relação da educação com a diversidade, assunto bastante delicado, que devemos buscar cada vez mais estudar, para alcançar o​ discernimento de como agir com os diferentes tipos de alunos. Foi realmente um evento de grande relevância dentro do meio acadêmico!”, finalizou Thaysmênia Oliveira, aluna do curso de Educação Física.

 

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021