FVJ marca presença em evento internacional

Alunos dos cursos de Educação Física e Farmácia apresentaram trabalho no Simpósio Internacional de Neuroinflamação em Fortaleza.
1 de dezembro de 2017

Alunos dos cursos de Educação Física e Farmácia apresentaram trabalho no Simpósio Internacional de Neuroinflamação em Fortaleza.

 

 

De 27 e 29 de novembro, foi realizado o International Symposium on Neuroinflammation organizado pela Fio Cruz – Fundação Oswaldo Cruz, em que o aluno Maayk Ronnyele, do curso de Educação Física e a aluna Rayanne Cinthya, do curso de Farmácia, apresentaram o trabalho cientifico intitulado “Hypothalamic Neuroinflamation Related To Metabolic Syndrome (A Neuroinflamação Hipotalâmica Relacionada à Síndrome Metabólica)”, orientado pelo professor Tiago dos Santos.

Dentre os participantes, os alunos se destacaram por serem os únicos de graduação, em meio aos demais com mestrado. “Como aluno, eu acho muito bom tanto para mim, porque eu estou fazendo o meu nome, o meu currículo, como representar a FVJ. A gente acaba sendo um espelho para os outros alunos, para que eles possam ver que na FVJ tem esse trabalho científico, que eles podem realmente participarem”, elencou o aluno Maayk Ronnyele, enfatizando ainda o retorno que eles estão tendo: “eles [alunos] estão vindo perguntar como foi, estão instigados a querer trabalhar e interessados por isso, pela área científica, em participar de congressos.”

Ressalta-se ainda que esse trabalho foi publicado na revista do evento. E sobre a abordagem deste, a aluna e coautora, Rayanne Cinthya, explicou: “Nosso trabalho aborda a neuroinflamação do hipotálamo relacionada à síndrome metabólica e a intenção do trabalho foi alertar a sociedade dos problemas associados a diabetes, como a obesidade, que é uma das doenças que mais mata atualmente no mundo. Então, esse trabalho foi fundamental para nós explicarmos um pouco sobre o mecanismo da neuroinflamação e a relação dele sobre as doenças.”

 A FVJ era a única faculdade privada que estava participando do evento, bem como a única do interior do Ceará. “Academicamente, participar de eventos, de simpósios, de congressos deve ser um rotina. Mas geralmente, principalmente em faculdade de interior, os alunos são limitados aos eventos oferecidos por esta. Então, os alunos saírem, deixarem o ninho e participarem de eventos fora dos muros da instituição é um crescimento vantajoso, devido ao fato de além deles conhecerem processos diferentes, passam a conhecer como os trabalhos são feitos de maneiras diferentes. Além disso, estão diante de conhecimentos que estão além dos livros”, destacou o professor e orientador do trabalho, Tiago dos Santos.

Visualizar galeria
Noite do dia 23 de julho marca a Colação de Grau 2021.1 Neste semestre, a cerimônia ocorreu de forma híbrida
30 de julho de 2021
FVJ e IVJ fortalecem elos com a Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati Encontro aconteceu na manhã de hoje, dia 29
29 de julho de 2021
FVJ firma parceria com a Prefeitura de Jaguaruana Convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 19
21 de julho de 2021