Durante os dias 13, 14 e 15 de junho de 2018 realiza-se em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ENESF 2018).
O evento está sendo organizado pelos Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde através da Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Os três dias de atividades serão marcados por um conjunto de eventos cujo principal objetivo será produzir a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, as instituições de ensino técnico e superior, membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais), sobre o atual estágio do desenvolvimento, das experiências, dos resultados positivos e dos desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o SUS no Brasil.
Na ocasião, os acadêmicos estagiários de Fisioterapia da FVJ, que atuam na Atenção Básica de Russas, estão apresentando produtos das suas vivências no campo de estágio. Foram aprovados 5 (cinco) trabalhos científicos na modalidade pôster com os temas: ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; FORMAÇÃO, INTERPROFISSIONALIDADE E ACEITAÇÃO DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO BÁSICA; A INTERPROFISSIONALIDADE E A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; CALÇADA AMIGA: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS e TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA. Esses trabalhos estão sendo orientados pelo preceptor José Rogécio de Sousa Almeida.
“A participação no evento busca efetivar a formação acadêmica voltada para a tríade ensino-pesquisa-extensão”, destacou Maria Tereza, preceptora do curso.