“As aulas de campo favorecem a interpretação do mundo, o trabalho visando a cooperativamente, na possibilidade de perceber o outro para que se possa exercer a cidadania, e sensibilização com o indivíduo e com o meio com o intuito de levar o aluno a diversas possibilidades de conhecimento através da vivências. Nessa perspectiva, que alunos e professores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição da FVJ participaram do IV Anatomy Day, evento realizado pelo MUSANART no Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC”, destacou Angélica Rodrigues, coordenadora acadêmica e procuradora institucional da faculdade.
O momento se tratou de uma aula de campo da disciplina de Neuronatomia, onde estiveram acompanhando os alunos os professores Ossian Filho, Tiago Nascimento, Jacilane Ximenes e Adriana Valentin. “A parte técnica da visita aconteceu por meio do estudo de peças cadavéricas (inteiras, seccionadas e órgãos individualizados), peças plastinadas (técnica de conservação em polímero após selagem à vácuo), maquetes anatômicas, além da parte lúdica (body painting – pintura corporal – e diversos cartazes com curiosidades espalhados pelo evento)”, destacou o professor Ossian Filho, responsável por mobilizar uma grande quantidade de alunos de vários cursos para participar desse evento.
“Considero o evento um grande sucesso! A experiência proporcionada aos nossos alunos permitiu aos mesmos a ampliação dos seus horizontes acadêmicos, uma vez que se deu fora dos muros da instituição, no âmbito de um centro de referência estadual e nacional na formação de profissionais de saúde. Além do contato com cadáveres e órgãos, os alunos tiveram toda uma experiência sensorial, ao sentir a textura do material, o odor da conservação dos mesmos, visualização do aspecto e verossimilhança com seus próprios corpos. Agregado ao valor das inter-relações pessoais, desenvolvidas por intermédio da viagem à capital do estado, concluo com satisfação as atividades da referida visita técnica, com a certeza do dever cumprido e de ter proporcionado uma experiência rica em valores afetivos e cognitivos”, finalizou o professor.