FVJ participa de evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

11 de abril de 2019

Na manhã dessa quarta-feira (10), foi realizado, na Casa da Câmara Municipal de Aracati, evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento que contou com mesa redonda, lançamento de livro e espaço de ludoterapia para autistas.

“A conscientização acerca do autismo é fundamental,  principalmente quando reúne diferentes setores da sociedade, como aconteceu na manhã de hoje. Falar sobre os aspectos diagnósticos, desmistificar mitos e apresentar evidências científicas é essencial para diminuir os preconceitos e melhorar o acesso dos indivíduos com TEA (Transtorno Espectro Autista) aos diferentes espaços da sociedade, dentre os quais, se destacam a saúde e a educação”, explicou Maia Neto, psicólogo e professor coordenador do curso de Psicologia da FVJ.

O evento, uma parceria entre a Câmara Municipal e a FVJ e IVJ, que trouxe para debate dois temas divididos em painéis: Painel I – “Autismo, Direitos e Cidadania Sob Vários Olhares”; e Painel II – “Autismo e Políticas Públicas – Novas Pontes, Novos Abraços”, contou com a participação de professores da FVJ, profissionais da área, membros da Câmara Municipal e convidados como a Dra. Fátima Dourado – Médica Psiquiatra da Infância e da Adolescência, Presidente e Diretora Clínica da Casa da Esperança, Diretora de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará e Escritora, Alexandre Costa e Silva – Psicólogo, Psicoterapeuta e Diretor Técnico da Casa da Esperança e Júlia Pinto – Jovem ativista, autista e membro fundadora do Grupo Neurodiversos, grupo de jovens e adultos com autismo em defesa da Neurodiversidade e Cultura autista.

Mãe de 6 filhos, sendo 3 autistas, a Dra. Fátima Dourado, autora do livro “Autismo e Cérebro Social”, destaca que seu livro “sintetiza um pouco dessa minha experiência tanto como mãe, como minha trajetória como pesquisadora e como médica psiquiatra da Infância e da Adolescência, e também o que a gente acumulou ao longo desse tempo, eu quis dividir com pais, com profissionais que trabalham com autismo.”

“Hoje, estivemos todos juntos: academia, gestores, profissionais da saúde, profissionais da educação, familiares e indivíduos com diagnóstico de autismo, discutindo as problemáticas presentes no cotidiano dessas pessoas, um diálogo que se configura como semente para a construção de uma política pública eficiente e a construção de espaços, que não apenas intensifique o diálogo acerca da problemática do acesso, mas também resulte em ações para essas pessoas”, ressaltou Maia sobre o momento, e finaliza afirmando: “Somos ‘neurodiversos’ e precisamos desenvolver espaços na sociedade que acolham a todos.”

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado dia 2 de abril, data esta que visa levar conhecimento, informar e esclarecer a todos sobre o TEA através de palestras e eventos públicos.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022