FVJ participa de evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

11 de abril de 2019

Na manhã dessa quarta-feira (10), foi realizado, na Casa da Câmara Municipal de Aracati, evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento que contou com mesa redonda, lançamento de livro e espaço de ludoterapia para autistas.

“A conscientização acerca do autismo é fundamental,  principalmente quando reúne diferentes setores da sociedade, como aconteceu na manhã de hoje. Falar sobre os aspectos diagnósticos, desmistificar mitos e apresentar evidências científicas é essencial para diminuir os preconceitos e melhorar o acesso dos indivíduos com TEA (Transtorno Espectro Autista) aos diferentes espaços da sociedade, dentre os quais, se destacam a saúde e a educação”, explicou Maia Neto, psicólogo e professor coordenador do curso de Psicologia da FVJ.

O evento, uma parceria entre a Câmara Municipal e a FVJ e IVJ, que trouxe para debate dois temas divididos em painéis: Painel I – “Autismo, Direitos e Cidadania Sob Vários Olhares”; e Painel II – “Autismo e Políticas Públicas – Novas Pontes, Novos Abraços”, contou com a participação de professores da FVJ, profissionais da área, membros da Câmara Municipal e convidados como a Dra. Fátima Dourado – Médica Psiquiatra da Infância e da Adolescência, Presidente e Diretora Clínica da Casa da Esperança, Diretora de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará e Escritora, Alexandre Costa e Silva – Psicólogo, Psicoterapeuta e Diretor Técnico da Casa da Esperança e Júlia Pinto – Jovem ativista, autista e membro fundadora do Grupo Neurodiversos, grupo de jovens e adultos com autismo em defesa da Neurodiversidade e Cultura autista.

Mãe de 6 filhos, sendo 3 autistas, a Dra. Fátima Dourado, autora do livro “Autismo e Cérebro Social”, destaca que seu livro “sintetiza um pouco dessa minha experiência tanto como mãe, como minha trajetória como pesquisadora e como médica psiquiatra da Infância e da Adolescência, e também o que a gente acumulou ao longo desse tempo, eu quis dividir com pais, com profissionais que trabalham com autismo.”

“Hoje, estivemos todos juntos: academia, gestores, profissionais da saúde, profissionais da educação, familiares e indivíduos com diagnóstico de autismo, discutindo as problemáticas presentes no cotidiano dessas pessoas, um diálogo que se configura como semente para a construção de uma política pública eficiente e a construção de espaços, que não apenas intensifique o diálogo acerca da problemática do acesso, mas também resulte em ações para essas pessoas”, ressaltou Maia sobre o momento, e finaliza afirmando: “Somos ‘neurodiversos’ e precisamos desenvolver espaços na sociedade que acolham a todos.”

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado dia 2 de abril, data esta que visa levar conhecimento, informar e esclarecer a todos sobre o TEA através de palestras e eventos públicos.

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Aluna do curso de Farmácia da Unijaguaribe se destaca em Congresso Nacional c... Cailine Ingred Santos Freitas, acadêmica de Farmácia, se destacou ao apresentar três resumos científicos no SBRAFH 2025, em Recife – PE, com temas voltados a...
30 de maio de 2025
Curso de Medicina Veterinária da UniJaguaribe Marca Presença na Expo Pet 2025... Nos dias 24 e 25, o curso de Medicina Veterinária da UniJaguaribe marcou presença na Expo Pet 2025 com a segunda edição da Ação Vet Solidária, oferecendo con...
28 de maio de 2025