FVJ participa de evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

11 de abril de 2019

Na manhã dessa quarta-feira (10), foi realizado, na Casa da Câmara Municipal de Aracati, evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, momento que contou com mesa redonda, lançamento de livro e espaço de ludoterapia para autistas.

“A conscientização acerca do autismo é fundamental,  principalmente quando reúne diferentes setores da sociedade, como aconteceu na manhã de hoje. Falar sobre os aspectos diagnósticos, desmistificar mitos e apresentar evidências científicas é essencial para diminuir os preconceitos e melhorar o acesso dos indivíduos com TEA (Transtorno Espectro Autista) aos diferentes espaços da sociedade, dentre os quais, se destacam a saúde e a educação”, explicou Maia Neto, psicólogo e professor coordenador do curso de Psicologia da FVJ.

O evento, uma parceria entre a Câmara Municipal e a FVJ e IVJ, que trouxe para debate dois temas divididos em painéis: Painel I – “Autismo, Direitos e Cidadania Sob Vários Olhares”; e Painel II – “Autismo e Políticas Públicas – Novas Pontes, Novos Abraços”, contou com a participação de professores da FVJ, profissionais da área, membros da Câmara Municipal e convidados como a Dra. Fátima Dourado – Médica Psiquiatra da Infância e da Adolescência, Presidente e Diretora Clínica da Casa da Esperança, Diretora de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará e Escritora, Alexandre Costa e Silva – Psicólogo, Psicoterapeuta e Diretor Técnico da Casa da Esperança e Júlia Pinto – Jovem ativista, autista e membro fundadora do Grupo Neurodiversos, grupo de jovens e adultos com autismo em defesa da Neurodiversidade e Cultura autista.

Mãe de 6 filhos, sendo 3 autistas, a Dra. Fátima Dourado, autora do livro “Autismo e Cérebro Social”, destaca que seu livro “sintetiza um pouco dessa minha experiência tanto como mãe, como minha trajetória como pesquisadora e como médica psiquiatra da Infância e da Adolescência, e também o que a gente acumulou ao longo desse tempo, eu quis dividir com pais, com profissionais que trabalham com autismo.”

“Hoje, estivemos todos juntos: academia, gestores, profissionais da saúde, profissionais da educação, familiares e indivíduos com diagnóstico de autismo, discutindo as problemáticas presentes no cotidiano dessas pessoas, um diálogo que se configura como semente para a construção de uma política pública eficiente e a construção de espaços, que não apenas intensifique o diálogo acerca da problemática do acesso, mas também resulte em ações para essas pessoas”, ressaltou Maia sobre o momento, e finaliza afirmando: “Somos ‘neurodiversos’ e precisamos desenvolver espaços na sociedade que acolham a todos.”

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado dia 2 de abril, data esta que visa levar conhecimento, informar e esclarecer a todos sobre o TEA através de palestras e eventos públicos.

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021