FVJ planeja exposição de material fotográfico do Aracati Antigo

Nessa terça, 30, foi realizada uma reunião no Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, que tem a FVJ como parceira, tratando da possibilidade de uma exposição do acervo fotográfico antigo da cidade de Aracati, a partir da obra singular e emblemática do primeiro fotógrafo e jornalista da cidade, Abílio Monteiro. Com a presença do neto do fotógrafo, Prof. Raimundo Monteiro, a reunião contou ainda com o Diretor-Técnico do IVJ, Gaarcia Júnior, a advogada Mirella Costa e seu esposo Moacir Morran, a Supervisora da Biblioteca, Helenice Barbosa, a Bibliotecária Jeovânia Sousa e Ayrles Bezerra, representante do IVJ.
31 de janeiro de 2018

Nessa terça, 30, foi realizada uma reunião no Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ, que tem a FVJ como parceira, tratando da possibilidade de uma exposição do acervo fotográfico antigo da cidade de Aracati, a partir da obra singular e emblemática do primeiro fotógrafo e jornalista da cidade, Abílio Monteiro. Com a presença do neto do fotógrafo, Prof. Raimundo Monteiro, a reunião contou ainda com o Diretor-Técnico do IVJ, Gaarcia Júnior, a advogada Mirella Costa e seu esposo Moacir Morran, a Supervisora da Biblioteca, Helenice Barbosa, a Bibliotecária Jeovânia Sousa e Ayrles Bezerra, representante do IVJ.

Com um rico acervo de fotografias antigas da cidade e de registros que relatam sua história, Raimundo Monteiro, que é professor e atua na Secretaria de Cultura e Juventude de Icapuí, conseguiu preservar grande parte desse material histórico, que já havia sido guardado por seu pai e que contou com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e d​o empresário​ Expedito Ferreira para a sua preservação.

Tanto registro de eventos políticos e religiosos como enchentes, acidentes e incêndios que marcaram a época estão presentes nesse material. O Prof. Raimundo conta que há registro também do conhecido acidente aéreo com os alemães Werner Junkers, um jovem piloto, e seu amigo Hermann Müller, o copiloto, no Rio Jaguaribe, em 1923.

São muitas imagens raras e importantes de fatos ocorridos em Aracati ao longo da primeira metade do Séc. XX importantes inclusive para estudos e pesquisas realizados pelo IPHAN na recuperação de patrimônio histórico. Há uma preocupação por parte da família com a preservação que esse legado histórico seja preservado e que as imagens sejam devidamente creditadas a seu avô, Abílio Monteiro.

Portanto, com a pretensão de contribuir para a história e cultura da cidade, a reunião ocorreu para explanar as possibilidades legais, bem como a autorização da família, de se fazer uma exposição fotográfica na FVJ, visando levar conhecimento e curiosidades históricas registradas nas fotografias a todo o público, dentro do programa de ações do IVJ, com o objetivo de destacar uma obra de relevância internacional e de homenagear um artista que merece figurar na galeria dos ilustres aracatienses.

Com a previsão da exposição para março, também está nos planos o lançamento de um álbum contendo as principais fotografias do acervo.

É o IVJ e a FVJ preservando e difundindo histórias e acervos culturais de suma importância para a sedimentação da identidade de nossa gente.​

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024