FVJ planeja exposição de material fotográfico do Aracati Antigo

Nessa terça, 30, foi realizada uma reunião no Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, que tem a FVJ como parceira, tratando da possibilidade de uma exposição do acervo fotográfico antigo da cidade de Aracati, a partir da obra singular e emblemática do primeiro fotógrafo e jornalista da cidade, Abílio Monteiro. Com a presença do neto do fotógrafo, Prof. Raimundo Monteiro, a reunião contou ainda com o Diretor-Técnico do IVJ, Gaarcia Júnior, a advogada Mirella Costa e seu esposo Moacir Morran, a Supervisora da Biblioteca, Helenice Barbosa, a Bibliotecária Jeovânia Sousa e Ayrles Bezerra, representante do IVJ.
31 de janeiro de 2018

Nessa terça, 30, foi realizada uma reunião no Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ, que tem a FVJ como parceira, tratando da possibilidade de uma exposição do acervo fotográfico antigo da cidade de Aracati, a partir da obra singular e emblemática do primeiro fotógrafo e jornalista da cidade, Abílio Monteiro. Com a presença do neto do fotógrafo, Prof. Raimundo Monteiro, a reunião contou ainda com o Diretor-Técnico do IVJ, Gaarcia Júnior, a advogada Mirella Costa e seu esposo Moacir Morran, a Supervisora da Biblioteca, Helenice Barbosa, a Bibliotecária Jeovânia Sousa e Ayrles Bezerra, representante do IVJ.

Com um rico acervo de fotografias antigas da cidade e de registros que relatam sua história, Raimundo Monteiro, que é professor e atua na Secretaria de Cultura e Juventude de Icapuí, conseguiu preservar grande parte desse material histórico, que já havia sido guardado por seu pai e que contou com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e d​o empresário​ Expedito Ferreira para a sua preservação.

Tanto registro de eventos políticos e religiosos como enchentes, acidentes e incêndios que marcaram a época estão presentes nesse material. O Prof. Raimundo conta que há registro também do conhecido acidente aéreo com os alemães Werner Junkers, um jovem piloto, e seu amigo Hermann Müller, o copiloto, no Rio Jaguaribe, em 1923.

São muitas imagens raras e importantes de fatos ocorridos em Aracati ao longo da primeira metade do Séc. XX importantes inclusive para estudos e pesquisas realizados pelo IPHAN na recuperação de patrimônio histórico. Há uma preocupação por parte da família com a preservação que esse legado histórico seja preservado e que as imagens sejam devidamente creditadas a seu avô, Abílio Monteiro.

Portanto, com a pretensão de contribuir para a história e cultura da cidade, a reunião ocorreu para explanar as possibilidades legais, bem como a autorização da família, de se fazer uma exposição fotográfica na FVJ, visando levar conhecimento e curiosidades históricas registradas nas fotografias a todo o público, dentro do programa de ações do IVJ, com o objetivo de destacar uma obra de relevância internacional e de homenagear um artista que merece figurar na galeria dos ilustres aracatienses.

Com a previsão da exposição para março, também está nos planos o lançamento de um álbum contendo as principais fotografias do acervo.

É o IVJ e a FVJ preservando e difundindo histórias e acervos culturais de suma importância para a sedimentação da identidade de nossa gente.​

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021