FVJ Planeja Inauguração de Oratório Consagrado à Nossa Senhora da Conceição

O momento de consagração se dará com a presença de líderes eclesiásticos, comunidade acadêmica e convidados, no campus da FVJ, dia 05 de fevereiro.
16 de janeiro de 2018

O momento de consagração se dará com a presença de líderes eclesiásticos, comunidade acadêmica e convidados, no campus da FVJ, dia 05 de fevereiro.

Muito se fala das concepções da educação. Muito pouco se diz, entretanto, da educação enquanto ato de concepção do pensamento, da visão de mundo, do cidadão e da sociedade.

A direção da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, cuja força propulsora de sua existência se sedimenta nos preceitos cristãos, ora simboliza sua vocação espiritual através da inauguração de um oratório que se pretende um espaço consagrado ao exercício da oração, da meditação e da busca de aproximação com Deus, dentro do campus, em um local reservado para isso, em contato com a natureza.

A Imagem

A imagem a ser consagrada no altar é uma réplica da imagem que está abrigada na igreja matriz de Messejana, desde a segunda metade do Século XVIII. A imagem original, portuguesa, teria sido trazida pelos jesuítas de Paramirim-PE para aldeia de Paupina – antigo nome da vila de Messejana, dando origem à fundação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1871, instituída canonicamente em 1873, por Dom Luís Antônio dos Santos, primeiro bispo do Ceará.

Padre Antônio Vieira – Séc. XVII em “Escritos Instrumentais sobre os Índios”, relata: “Na passagem do Rio Paramirim, que é o mais forçoso de todos, foi tal o ímpeto da corrente que, arrebatando a canoa, a levou rodando mais de três léguas… Chamaram todos neste aperto pela Virgem Nossa Senhora da Conceição, invocando seu nome a grandes brados, como sucede na última desesperação dos remédios humanos; …”  Por sua vez, a relação da população de Fortaleza com Nossa Senhora da Conceição antecede o registro de Messejana/Paupina, posto datar de 1841 a construção do Templo de Nossa Senhora da Conceição do Outeiro da Prainha.

Ante a raridade e fragilidade da escultura original com mais de dois séculos de existência, o artista plástico cearense Francisco Alves Ferreira foi convidado a fazer uma réplica para os cortejos religiosos da paróquia quando, na oportunidade, fez mais duas: uma para o altar da residência particular de Dona Lúcia Dummar às margens da Lagoa de Messejana e outra, a que agora será consagrada no Campus da FVJ.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil, cuja festa litúrgica é celebrada dia 12 de outubro, feriado nacional.

A inauguração do oratório acontecerá dia 05 de fevereiro, às 16h, no Campus da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022