FVJ realiza mais uma sessão do CinePSI

Na manhã de hoje (22), o Curso de Psicologia realizou a II Sessão do CinePSI, exibindo o filme Cisne Negro.
22 de maio de 2017

Na manhã de hoje (22), o Curso de Psicologia realizou a II Sessão do CinePSI, exibindo o filme Cisne Negro.

 

 

Após o sucesso da edição de abril do CinePSI FVJ – com a análise psicanalítica do filme “Quando Nietzche Chorou” –, o projeto do Curso de Psicologia seguiu para mais uma. Nesta segunda sessão foi exibido o filme “Cisne Negro”, drama psicológico estadunidense que traz uma metáfora sobre a busca da perfeição artística, com todos os desafios físicos e psicológicos que lhe são inerentes.

A análise do filme foi feita pela psicóloga Mayra Serley Barreto de Oliveira, que é pós-graduanda em Psicodrama Sócio-Educacional e Terapêutico pelo Instituto de Psicodrama e Máscaras. Desse modo, os participantes do CinePsi puderam conhecer um pouco do Psicodrama, que é uma teoria, uma disciplina e um método de ação criativa e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as singularidades de cada sujeito. “O Psicodrama é um das teorias e o grande diferencial é que ele compreende o ser humano em relação. Todo o nosso estudo é do homem em relação, esse homem que adoece e se cura nessas relações”, afirmou Mayra, que ainda complementou ressaltando que o Psicodrama “é mais uma forma de a gente entender o ser humano.”

Sobre o filme exibido, Mayra pontuou uma série de fatores trabalhados no drama que são inerentes à área. “O Cisne Negro possibilita uma visão da psicopatologia no psicodrama. A gente vê como uma pessoa adoece nas relações”, acrescentou ela.

O projeto CinePsi mostrou mais uma vez a sua importância e esta sessão, para o  professor José Pereira Maia Neto, “veio para reforçar a necessidade de a gente continuar tendo momentos assim, de maior interação com os alunos, a partir da dimensão mais lúdica do processo ensino-aprendizagem”, que reuniu não só alunos da Psicologia, mas do Direito, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021