Na última noite (11), foi realizada na FVJ uma Mesa Redonda para tratar de questões como: conciliação e mediação de conflitos, tendo como tema “O perfil exigido do advogado face à mediação instituída no CPC e o papel da OAB na construção de uma cultura de paz.”
Na ocasião, dentre os convidados estavam presentes membros da comissão especial de mediação, conciliação e arbitragem da OAB, bem como o coordenador do Curso de Direito, Felipe Meira, e o CADBA. O evento, embora trouxesse um viés relacionado ao Direito, também era destinado a alunos dos cursos de Serviço Social e Psicologia, pois a temática também se mostra pertinente em tais áreas.
“O evento foi muito interessante. A gente tentou despertar uma nova faceta no ordenamento jurídico. A mediação, a conciliação e arbitragem são ferramentas, formas alternativas de solução de conflitos, que não necessariamente o judiciário. É um caminho alternativo”, falou Felipe Meira. Para o coordenador, a mediação não é apenas diminuir o conflito, mas, trabalha-lo. “É para quem gostar de ouvir, sentir, entender o que que está passando com as pessoas. A mediação é um trabalho interdisciplinar, qualquer um pode ser um mediador, não é uma área exclusiva do Direito. É um tema aberto a todo mundo e bem interessante”, finalizou ele.