O evento aconteceu ontem (15), idealizado pela pedagoga Márcia Ribeiro Paz, juntamente com o professor e responsável pelo Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos – NIDH da FVJ, Alisson Assunção. O momento trouxe uma rica discussão, aberta ao diálogo e ao debate acerca do tema, a partir da participação dos alunos e professores presentes, assim como da comunidade externa.
“Nós falamos um pouco sobre a ideia de Direitos Humano dentro da Constituição, que é para mostrar que as coisas já existem, já estão ali colocadas, quer dizer, não estamos inventando as coisas. Na verdade, hoje nós lutamos em defesa da Constituição, então para melhor defender é necessário conhecer também”, destacou o Pós-doutor em Ciência Política e palestrante da noite, Vinício Carrilho Martinez. Sobre eventos como esse, ele ainda complementou: “Eu acho que é fundamental, porque a gente aprende tanto na crítica que eu tenha que construir, por exemplo, quando pensei no que eu ia tratar, então eu aprendo a fazer isso e aprendo aqui com as perguntas, com as discussões, com os debates, porque é daí que a gente tira uma nova reflexão. Isso é essencial, esse é o papel da academia.”
Para o aluno do 9° período do curso de Direito, Jéfeter Sobreira, “estes momentos proporcionados pela academia são de grande valia. Primeiro por que integra áreas diversas do saber para discutir questões sociais em comum que são delicadas. Segundo, por que essa discussão enriquece a bagagem de todo corpo acadêmico presente. E por fim, nos faz entender melhor, pesquisar e agir, para transformar as nossas realidades.”
É a partir de eventos como esse que a FVJ se firma como uma instituição que promove a construção do pensamento crítico social.