FVJ recebe curso de capacitação de farmacêuticos

No último sábado (24), a FVJ recebeu o curso: Consultório Farmacêutico - Módulo Semiologia e Anamnese
28 de junho de 2017

No último sábado (24), a FVJ recebeu o curso: Consultório Farmacêutico – Módulo Semiologia e Anamnese

 

 

Este curso pertence a um projeto de capacitação de farmacêuticos dos interiores do Ceará, estando presente na FVJ, para a capacitação de todos os farmacêuticos da região do Vale do Jaguaribe. Este projeto do Conselho Federal de Farmácia, trazido pelo Conselheiro Federal de Farmácia, Luis Claudio Mapurunga, busca a qualificação profissional na área de Farmácia Clínica, sendo composto por quatro eixos: Semiologia e Anamnese; Interpretação de Exames laboratoriais; Marketing do Consultório Farmacêutico e Gestão. Com o intuito de qualificar os profissionais da região do Vale do Jaguaribe, sobre as atribuições clínicas do Farmacêutico (Resolução 585/2013) e Prescrição Farmacêutica (Resolução 586/2013).

A prescrição farmacêutica contribui com a assistência, pois a ausência ou carência de assistência ocasiona, frequentemente, a tomada de decisões de tratamento, pela população, por conta própria, selecionando terapias que em muitos casos não são efetivas, seguras e, portanto, contraindicadas, implicando desfechos negativos na saúde e elevando os custos para os sistemas de saúde, o que pode favorecer o agravamento da condição clínica, gerar novos problemas de saúde e até mesmo retardar o diagnóstico precoce e o início de terapia efetiva e segura.

Os estabelecimentos farmacêuticos, pela capilaridade de sua distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam, muitas vezes, a primeira e única possibilidade de acesso das pessoas ao cuidado em saúde, especialmente para as famílias com piores condições socioeconômicas, devendo se qualificar para tal.

A Faculdade do Vale do Jaguaribe está de portas abertas à projetos desta natureza. A qualificação profissional é o caminho para uma formação de qualidade.
Agradecemos a presença de todos os Farmacêuticos da Região do Vale do Jaguaribe, e parabenizamos aos graduandos em Farmácia, sempre em busca pela Excelência Farmacêutica.

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021