FVJ recebe curso de capacitação de farmacêuticos

No último sábado (24), a FVJ recebeu o curso: Consultório Farmacêutico - Módulo Semiologia e Anamnese
28 de junho de 2017

No último sábado (24), a FVJ recebeu o curso: Consultório Farmacêutico – Módulo Semiologia e Anamnese

 

 

Este curso pertence a um projeto de capacitação de farmacêuticos dos interiores do Ceará, estando presente na FVJ, para a capacitação de todos os farmacêuticos da região do Vale do Jaguaribe. Este projeto do Conselho Federal de Farmácia, trazido pelo Conselheiro Federal de Farmácia, Luis Claudio Mapurunga, busca a qualificação profissional na área de Farmácia Clínica, sendo composto por quatro eixos: Semiologia e Anamnese; Interpretação de Exames laboratoriais; Marketing do Consultório Farmacêutico e Gestão. Com o intuito de qualificar os profissionais da região do Vale do Jaguaribe, sobre as atribuições clínicas do Farmacêutico (Resolução 585/2013) e Prescrição Farmacêutica (Resolução 586/2013).

A prescrição farmacêutica contribui com a assistência, pois a ausência ou carência de assistência ocasiona, frequentemente, a tomada de decisões de tratamento, pela população, por conta própria, selecionando terapias que em muitos casos não são efetivas, seguras e, portanto, contraindicadas, implicando desfechos negativos na saúde e elevando os custos para os sistemas de saúde, o que pode favorecer o agravamento da condição clínica, gerar novos problemas de saúde e até mesmo retardar o diagnóstico precoce e o início de terapia efetiva e segura.

Os estabelecimentos farmacêuticos, pela capilaridade de sua distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam, muitas vezes, a primeira e única possibilidade de acesso das pessoas ao cuidado em saúde, especialmente para as famílias com piores condições socioeconômicas, devendo se qualificar para tal.

A Faculdade do Vale do Jaguaribe está de portas abertas à projetos desta natureza. A qualificação profissional é o caminho para uma formação de qualidade.
Agradecemos a presença de todos os Farmacêuticos da Região do Vale do Jaguaribe, e parabenizamos aos graduandos em Farmácia, sempre em busca pela Excelência Farmacêutica.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022