Nessa sexta (23), a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ recebeu a visita da desembargadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tereze Neumann Duarte Chaves, numa visita à cidade de Aracati para conhecer a estrutura do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
A desembargadora estava acompanhada de duas assessoras do gabinete, Dra. Taiane Marques e Dra. Maria Elizabeth Martins e a diretora do Nupemec, Dra. Mariana Viana Mont’Alverne e também Dra. Janaína Graciano de Brito e Dra. Cristina, juízas em Aracati-CE, na visita motivada para conhecer a estrutura do Cejusc Aracati a ser reativado através de um convênio com o Curso de Direito da FVJ e que funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da faculdade, fortalecendo ainda mais essa unidade de atendimento da FVJ à população com vários serviços jurídicos, em caráter gratuito, em parceria com a Defensoria Pública.
A diretora do Nupemec, Dra. Mariana Viana, explica: “Aracati tem um Cejusc desde 2016, mas estava parado desde o ano passado. A gente veio com a intenção de implantar o seu funcionamento. Vamos implantar, provisoriamente, com servidores cedidos em rodízio – possibilidade estudada pela diretora do Fórum, enquanto o tribunal encaminha um corpo funcional permanente. Já vamos ativar a extensão, através do que é feito pela defensoria e pelo NPJ da faculdade.”
O Tribunal também firmará convênio com a FVJ recebendo estagiários dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social para atuar com vítimas, em conciliação e mediação. “Nesse ínterim, a gente aproveita e promove estágio de 8 horas e de 6 horas para que o graduando tenha uma experiência judicial e ao mesmo tempo, o tribunal se beneficie ao oferecer para a população um serviço mais específico”, afirma Mariana.
A comitiva foi recebida em reunião pelo Diretor de Marketing da FVJ, Gaarcia Júnior, e acompanhada pelo Professor Francisco Silva do Curso de Direito e pela Assessora da Direção da FVJ, Rosemary Nogueira.
Além do empenho da comunidade jurídica, essa iniciativa fortalece sobremaneira o Curso de Direito da FVJ que se prepara a realização do I Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe em maio próximo, sob a competente coordenação do curso exercida pelo professor George Henrique Dias.
Mais serviço para população, melhor formação para o graduando e aumento de oportunidades para o egresso, o que traduz o espírito de liderança e empreendedorismo da FVJ.