FVJ recebe o 14° Congresso Cearense de Enfermagem

De 26 a 28 de maio a FVJ sediou o 14° Congresso Cearense de Enfermagem, evento que reuniu profissionais, docentes e discentes da área para uma jornada de conhecimentos compartilhados, por meio de atividades que contemplavam desde minicursos, palestras, fóruns de debates, apresentações culturais, entre outras.
31 de maio de 2017

“A Enfermagem é uma arte…”

 

 

De 26 a 28 de maio a FVJ sediou o 14° Congresso Cearense de Enfermagem, evento que reuniu profissionais, docentes e discentes da área para uma jornada de conhecimentos compartilhados, por meio de atividades que contemplavam desde minicursos, palestras, fóruns de debates, apresentações culturais, entre outras.

Ana Valeska, presidente da ABEn, seção Ceará, falou que o evento: “Tem como principal objetivo congregar tanto profissionais de Enfermagem, como acadêmicos, técnicos, para que durante estes três dias sejam promovidas discussões, reflexões, acerca de temáticas pertinentes e relacionadas com o tema da semana de enfermagem.”

“A FVJ é hoje uma instituição de ensino que está consolidada, tende só a crescer cada vez mais e eu não tenho dúvida, que o produto que está saindo da participação e engajamento dos alunos, de que vocês estão realmente no rumo certo, promovendo essa formação, tendo como pauta os princípios éticos, da justiça e da humanidade”, acrescentou Ana Valeska sobre a instituição.

Ao sediar, pela 3ª vez esse Congresso, a FVJ, por intermédio do nosso Curso de Enfermagem, consolida sua participação efetiva em eventos científicos da área não somente na Região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, mas a nível Estadual tendo em vista que estiveram presentes profissionais, estudantes e professores de dez instituições de ensino, conforme descrito: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Faculdade Metropolitana (FAMETRO), Faculdade Ateneu, Unichristus, Faculdade Maurício de Nassau, Faculdade Estácio FIC, Faculdade Princesa do Oeste e Universidade Regional do Cariri (URCA). 

O evento possibilitou a cerca de 500 participantes, entre estudantes, professores e profissionais, a troca de conhecimentos e experiencias científicas, acadêmicas, artísticas e culturais da área em questão, a exemplo 14ª Mostra de Enfermagem, Talento e Arte, trazendo o regionalismo estadual aqui para o nosso contexto. Foram momentos riquíssimos nos quais tivemos também a presença de diretores de IES, coordenadores de cursos de Enfermagem, secretários de saúde e representantes do poder legislativo que oportunizaram discussões acerca da nossa pratica em espaços como o II Fórum de Politicas para Enfermagem promovido pelo nosso Curso de Enfermagem; Fórum das Escolas com o 4º Ciclo de Debates sobre a Formação de Enfermeiros;  reunião dos Centros Acadêmicos dentre outras atividades voltadas para integração entre os participantes.

Associado ao Congresso ocorreu o nosso 7º Encontro Regional de Enfermagem (EREEN) com uma programação iniciada em 24 de maio protagonizada pelos nossos acadêmicos, professores e preceptores como o Seminário intitulado: Doenças Respiratórias Prevalentes na Infância, numa discussão com médica pediatra, fisioterapeuta e enfermeira, ressaltando a importância da atuação multiprofissional no cuidado em saúde. Compuseram ainda essa programação minicursos, palestras e oficinas que destacaram as boas práticas da Enfermagem no ciclo de vida da população.

Com o tema desse ano, “Boas práticas de Enfermagem e a construção de uma Sociedade democrática” nossos professores e preceptores organizaram um WORKSHOP DE BOAS PRATICAS DE ENFERMAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS para visitação pública que causou grande impacto nos congressistas e alunos das escolas de ensino médio e profissional.

Em culminância com a temática da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e elevado compromisso com a formação desses profissionais, encerrou-se a programação com uma mesa redonda intitulada: Boas práticas na formação de Enfermeiros para o mercado de trabalho com representantes da Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).

Em consonância com a missão da faculdade em Formar Líderes para o desenvolvimento Regional fomos agraciados por intermédio da egressa do nosso curso de Enfermagem, Clotildes Anairla de Melo Feijão que fez jus ao Prêmio Maria Graziela Teixeira Barroso, concedido pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará, premiação máxima (1º lugar) pelo trabalho cientifico apresentado.

No Congresso ainda foi realizao o concurso para identidade visual dos 10 anos do curso de enfermagem, tendo como ganhador o acadêmico Diego Gomes de Lima, que participou como monitor durante o evento. O resultado foi anunciado na solenidade de abertura.

“O Curso de Enfermagem se sente homenageado, nesses 10 anos de existência aqui no Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, pela valiosa parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará e a Faculdade do Vale do Jaguaribe como destaque no fortalecimento da nossa categoria profissional nessa Região e no Estado”, concluiu Neuma Nogueira, coordenadora do curso.

 

Galeria de fotos no nosso facebook.

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022