FVJ rompendo fronteiras internacionais

Projeto desenvolvido em parceria com o curso de Psicologia será apresentado na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária.
6 de junho de 2018

Projeto desenvolvido em parceria com o curso de Psicologia será apresentado na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária

 

 

Programa Incluindo a Gente (PIG), que teve início no começo de 2018 e tem como objetivo fazer acompanhamento prestando apoio psicológico a pessoas com deficiência no município de Icapuí/CE, foi contemplado e terá resultados iniciais apresentados na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária.

Em depoimento publicado no site da Prefeitura de Icapuí, Willne Maria Rebouças de Oliveira, uma das coautoras do projeto, expressou sua felicidade: “Fiquei muito feliz porque eu sei da dimensão de um projeto desse lá fora, levando o nome do nosso município. Icapuí está sendo aceito lá fora por uma realidade que está sendo desenvolvida aqui e que está dando certo.”

Para o professor e coordenador do curso de Psicologia, José Maia Neto, “Essa iniciativa tem possibilitado a aproximação das alunas e alunos do curso de Psicologia da FVJ à prática do psicólogo(a), permitindo a ampliação da compreensão do humano e incentivando a interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico. Pautada em reflexões éticas ligadas ao comprometimento com o social e com os processos de inclusão, a professora Dra. Aline Domício tem conduzido o Projeto e orientado os alunos de maneira brilhante, promovendo discussões críticas acerca dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos relacionados à inclusão.”

A 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2018, no Chile. Mais de 600 participantes de mais de 20 países são esperados, além de nomes importantes na área da Psicologia.

O Programa Incluindo a Gente (PIG), numa idealização da Secretaria de Educação do Município de Icapuí em parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe, tem como estratégia de gestão o atendimento educacional especializado, denominado AEE, que tem como meta principal favorecer os processos de inclusão psicossocial de alunos (as), crianças e/ ou adolescentes com algum tipo de necessidade especial, no contra turno escolar, nos diversos distritos comunitários do município de Icapuí no sentido de interpor meios de melhoria na qualidade de vida dos mesmos e de seus familiares.

Apesar do foco do programa estar de forma mais direta voltado às crianças e adolescentes em idade escolar, a gestão municipal e a coordenação tanto da FVJ como da Educação Especial do município compreendem que a expressão-chave do programa ultrapassa estas faixas etárias em busca de uma atenção integral a todos os cidadãos icapuienses que possuem alguma deficiência e necessitam de ações de inclusão, quer sejam adultos e/ou pessoas na terceira idade.

A FVJ vem mais uma vez, a partir dessa parceria, abrir caminhos e oportunidades para a inserção no mercado de trabalho por meio da prática e da experiência, voltando para a comunidade a prestação de serviços em prol do bem comum.

 

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022