FVJ rompendo fronteiras internacionais

Projeto desenvolvido em parceria com o curso de Psicologia será apresentado na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária.
6 de junho de 2018

Projeto desenvolvido em parceria com o curso de Psicologia será apresentado na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária

 

 

Programa Incluindo a Gente (PIG), que teve início no começo de 2018 e tem como objetivo fazer acompanhamento prestando apoio psicológico a pessoas com deficiência no município de Icapuí/CE, foi contemplado e terá resultados iniciais apresentados na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária.

Em depoimento publicado no site da Prefeitura de Icapuí, Willne Maria Rebouças de Oliveira, uma das coautoras do projeto, expressou sua felicidade: “Fiquei muito feliz porque eu sei da dimensão de um projeto desse lá fora, levando o nome do nosso município. Icapuí está sendo aceito lá fora por uma realidade que está sendo desenvolvida aqui e que está dando certo.”

Para o professor e coordenador do curso de Psicologia, José Maia Neto, “Essa iniciativa tem possibilitado a aproximação das alunas e alunos do curso de Psicologia da FVJ à prática do psicólogo(a), permitindo a ampliação da compreensão do humano e incentivando a interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico. Pautada em reflexões éticas ligadas ao comprometimento com o social e com os processos de inclusão, a professora Dra. Aline Domício tem conduzido o Projeto e orientado os alunos de maneira brilhante, promovendo discussões críticas acerca dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos relacionados à inclusão.”

A 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária será realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2018, no Chile. Mais de 600 participantes de mais de 20 países são esperados, além de nomes importantes na área da Psicologia.

O Programa Incluindo a Gente (PIG), numa idealização da Secretaria de Educação do Município de Icapuí em parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe, tem como estratégia de gestão o atendimento educacional especializado, denominado AEE, que tem como meta principal favorecer os processos de inclusão psicossocial de alunos (as), crianças e/ ou adolescentes com algum tipo de necessidade especial, no contra turno escolar, nos diversos distritos comunitários do município de Icapuí no sentido de interpor meios de melhoria na qualidade de vida dos mesmos e de seus familiares.

Apesar do foco do programa estar de forma mais direta voltado às crianças e adolescentes em idade escolar, a gestão municipal e a coordenação tanto da FVJ como da Educação Especial do município compreendem que a expressão-chave do programa ultrapassa estas faixas etárias em busca de uma atenção integral a todos os cidadãos icapuienses que possuem alguma deficiência e necessitam de ações de inclusão, quer sejam adultos e/ou pessoas na terceira idade.

A FVJ vem mais uma vez, a partir dessa parceria, abrir caminhos e oportunidades para a inserção no mercado de trabalho por meio da prática e da experiência, voltando para a comunidade a prestação de serviços em prol do bem comum.

 

FVJ firma parceria com a Prefeitura de Jaguaruana Convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 19
21 de julho de 2021
Cursos de Férias FVJ: confira a programação completa! Cursos gratuitos e com emissão de certificados, abertos ao público em geral
1 de julho de 2021
Entrega de cestas básicas para o público trans e LGBTQIA+ Encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 30
1 de julho de 2021