22 de novembro de 2024
Público de Interesse: Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; Profissionais com atuação nos setores administrativos nas Instituições escolares portadores de Diplomas em Licenciaturas.
Objetivo: Refletir sobre a gestão e coordenação escolar, no contexto das políticas educacionais instituídas a partir do final do século passado, com vistas a compreender o papel do gestor e do coordenador escolar no cumprimento da função social da escola.
MATRIZ CURRICULAR
MÓDULOS/CONTEÚDOS | C/H |
MÓDULO I – POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTEMPORANEIDADE | 80 |
Histórico e Concepção de Gestão e Coordenação Pedagógica | 30 |
Política Educacional e Diretrizes Curriculares | 40 |
MÓDULO II – DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO | 150 |
Gestão Democrática na Escola | 30 |
Coordenação Pedagógica e Gestão da Sala de Aula | 30 |
Escola: Lócus Privilegiado de Formação Continuada | 30 |
Planejamento e Avaliação: Concepções e Práticas | 30 |
Gestão, Coordenação e Educação Inclusiva | 30 |
MÓDULO III – GESTÃO, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO | 90 |
Gestão de Pessoas | 30 |
Legislação Educacional | 30 |
Financiamento da Educação | 30 |
MÓDULO IV- METODOLOGIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA | 100 |
Didática do Ensino Superior e Práticas do Magistério | 30 |
Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 20 |
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
TOTAL | 420 |
Investimento: 20 parcelas de R$ 240,00