22 de novembro de 2024
Público de Interesse:
Professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares graduados em História, Geografia, Letras, Sociologia, Filosofia, Pedagogia e demais áreas que sejam interessados na temática central deste curso.
Objetivo:
Permitir aos alunos o conhecimento de parte e suas raízes culturais, promovendo a qualificação e/ou aperfeiçoamento de docentes a respeito da História e Cultura Afro-brasileiras buscando atender às exigências legais e das políticas de promoção da igualdade racial implementadas pelos governos nos seus diversos níveis.
MATRIZ CURRICULAR
| DISCIPLINAS | C/H |
| A África antes dos Portugueses | 30 |
| Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
| A Diáspora Africana | 30 |
| Ser Escravo no Brasil: Relações Raciais e Sociais | 30 |
| Ser Escravo no Ceará: Revisão Historiográfica | 30 |
| Contribuições da Matriz Cultural Africana à Cultura Brasileira – I | 30 |
| Contribuições da Matriz Cultural Africana à Cultura Brasileira – II | 30 |
| Lutas pela Liberdade. O Movimento Abolicionista e a Participação Negra no Processo da Abolição | 30 |
| A condição Atual da População Negra no Brasil | 30 |
| Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras no Ensino fundamental e Médio | 30 |
| A África Atual: Permanências e Mudanças | 30 |
| Metodologia do Trabalho Científico | 20 |
| Orientação do Trabalho de Conclusão do Curso | 30 |
| TOTAL | 400 |
Investimento:
20 parcelas de R$ 240,00