I Capacitação do Programa Incluindo a Gente

Nos dias 10 e 11 de março, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Icapuí a I Capitação do Programa Incluindo a Gente (PIG), que tem como meta realizar o acompanhamento de pessoas com deficiência que atualmente são moradoras dos diversos distritos comunitários do município de Icapuí - Ceará.
13 de março de 2018

 

Nos dias 10 e 11 de março, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Icapuí a I Capitação do Programa Incluindo a Gente (PIG), que tem como meta realizar o acompanhamento de pessoas com deficiência que atualmente são moradoras dos diversos distritos comunitários do município de Icapuí – Ceará, no sentido de interpor meios de melhoria na qualidade de vida das mesmas e de seus familiares no eixo comunitário.

O Programa é resultado de uma parceria exitosa entre a Secretaria de Municipal de Educação de Icapuí – SME, por meio do Prefeito Municipal Raimundo Lacerda Filho e do secretário de educação Diumberto Freitas, da coordenação municipal da Educação Especial, Adriana Róseo, e do Curso de Psicologia da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em nome do coordenador, o professor José Pereira Maia Neto, e do Diretor Geral da FVJ, professor Antonio Henrique Dummar Antero, tendo a professora Aline Domício Sousa como coordenadora geral do Programa.

A ação local teve início com uma reunião formal entre a coordenadora do PIG e representantes da Educação Especial do município no dia 03 de março, tendo sido delineado o processo seletivo de 17 estagiários, que por sua vez foi realizado no período de 05 a 09 de março. Os estagiários selecionados, matriculados no primeiro, segundo e terceiro semestres da graduação em Psicologia participaram da I Capacitação de Estagiários do PIG nos últimos dias 10 e 11.

O lançamento oficial do Programa Incluindo a Gente está previsto para o dia 24 de março com a solenidade de abertura das ações de mapeamento das pessoas com deficiência nos distritos e comunidades de Melancias, Peixe Gordo, Ibicuitada, Tremembé e Gravier. Nesta segunda etapa do Programa estará sendo realizado um conjunto de visitas domiciliares, com o objetivo inicial de levantar as necessidades de cada pessoa com deficiência através dos dados do CENSO ESCOLAR 2017.

Apesar do foco do programa estar de forma mais direta voltado às crianças e adolescentes em idade escolar que possuem algum tipo de deficiência, a gestão municipal e a coordenação tanto da FVJ, como da Educação Especial do município, compreendem que a expressão-chave do programa ultrapassa estas faixas etárias em busca de uma atenção integral a todos os cidadãos icapuienses que possuem alguma deficiência e necessitam de ações de inclusão, quer sejam adultos e/ou pessoas na terceira idade.

A psicologia comunitária, por sua vez, é o eixo norteador inicial do programa no sentido de nortear o uso de instrumentos e metodologias capazes de nortearem as ações dos estagiários de psicologia e no contato com os profissionais das demais secretarias municipais. Trata-se de uma grande rede de atenção psicossocial que contará pouco a pouco com o envolvimento dos demais eixos da gestão municipal, que tem como slogan a proposta “quem ama cuida”, concatenando-o a missão da FVJ que é formar líderes com visão estratégica e capacidade de decisão para o desenvolvimento regional do Vale do Jaguaribe.

 

Maiores informações com a coordenação do PIG:

alinedomicio@fvj.br e adriana.roseo@hotmail.com

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022