I Jornada de Educação da FVJ e os ensinamentos de Freire

Evento aconteceu entre os dias 11 a 14 de outubro, em modalidade híbrida
20 de outubro de 2021

Neste ano, a Faculdade do Vale do Jaguaribe realizou a I Jornada de Educação, organizada pelos cursos de Pedagogia e Letras. A temática também foi mais do que especial: “Educação: um ato político que liberta”. Uma alusão e um mergulho aos ensinamentos do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, e seu centenário.

Assim, o evento não poderia ter iniciado de outra forma, senão com uma palestra com alguém que conhece muito bem as obras e pensamentos de Paulo Freire. O professor Dr. João Figueiredo (UFC/FACED) deu as honras sobre os principais ensinamentos éticos, políticos e pedagógico de Paulo Freire através da palestra magna “Paulo Freire: a dialogicidade do ato educativo e a urgência de um educador-sujeito-autor”.

Na sequência, o evento trouxe muitas outras palestras, mesa de discussão e apresentações artísticas. A FVJ também se antecipou na apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2022, sendo este: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Esse assunto foi pauta para a entrevista na TV Sinal, com alguns professores que fazem parte do colegiado dos cursos. Na oportunidade, foi falado sobre a importância do tema educação em uma campanha nacional tão importante como a Campanha da Fraternidade. O tema, inclusive, casou perfeitamente com a jornada deste ano e com o centenário de Paulo Freire, que tanto tratava sobre amorosidade.

A primeira edição da Jornada de Educação contou com oficinas, falas, além de relatos de experiência dos educadores de referência no Vale do Jaguaribe. Ao longo da programação houve muita dedicação, pela qualidade refinada de todo o corpo docente dos dois cursos e, principalmente, o empenho e motivação da coordenação desses.

Ao término do evento, fica a certeza do quão importante é a Educação para o desenvolvimento do país, além da importância da profissão docente para este fim. Também ressalta o quão importante é a FVJ para essa região, pois o compromisso com o desenvolvimento de cada pessoa e de toda a comunidade do Vale do Jaguaribe faz desta instituição de ensino superior uma porta de entrada ao desenvolvimento e prosperidade.

Muitas palestras estão disponíveis e podem ser assistidas a qualquer momento no Canal do YouTube Conexão FVJ.

Visualizar galeria
Curso de Direito realiza a quinta edição do CONJUR Com mais de 200 inscritos, evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro
28 de novembro de 2022
UniJaguaribe realiza o Intercursos 2022 Jogos aconteceram entre os dias 16 e 17, sendo um momento que congregou os alunos da instituição
23 de novembro de 2022
Somos, mais uma vez, Instituição Socialmente Responsável! A UniJaguaribe recebeu o reconhecimento pela ABMES na última segunda, 21
23 de novembro de 2022