I Jornada de Nutrição do Vale do Jaguaribe destaca a importância dos cuidados integrativos

Evento aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, em modalidade híbrida.
2 de setembro de 2021

Após mais de um ano desenvolvendo eventos em modalidade on-line, a Faculdade do Vale do Jaguaribe retoma gradualmente as atividades presenciais com a I Jornada de Nutrição do Vale do Jaguaribe. Organizada pela coordenação do curso de Nutrição, Centro Acadêmico Pedro Escudero e Comissão Organizadora, o evento teve como princípio a difusão de saberes e resultados da pesquisa científica através da apresentação de trabalhos acadêmicos, para a construção de um espaço coletivo de diálogos em saúde.

O evento contou com grandes nomes da Nutrição, que apresentaram temáticas essenciais ao debate. A palestrante e nutricionista Renata Santos destaca que: “Essa troca de conhecimento foi muito enriquecedora. Muito grata pela interação da turma e toda a equipe que organizou o evento com muito carinho e competência!”

Com o tema ‘Saúde é nutrição, cuidados integrativos e inovações’, desdobrou-se entre palestras, roda de conversa, minicursos, apresentações de trabalhos, culturais e musicais ao longo de seus dois dias. Os minicursos, realizados no campus da FVJ, trataram sobre a atuação do nutricionista com a medicina tradicional chinesa e acerca da ficha técnica de preparação de alimento funcional.

Dentre os resultados percebidos pelo colegiado do curso, a aluna do 7° período, Ivone Barros afirma que: “Foi um evento que trouxe vida e reacendeu a chama do nosso amor pela Nutrição. Esses dois dias foram recheados de conhecimentos e experiências partilhadas por todos os profissionais e alunos que ali estavam, o que nos permitiu nos reconectarmos uns com os outros e nos deixar mais próximos, mostrando que a nutrição é a arte de dar saúde à vida, de uma forma humanizada e acolhedora.”

As discussões on-line possibilitaram a participação de diversos estudantes de outras instituições de ensino superior, como é o caso da Tamires Amorim, graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia – UFBA: “Tive a oportunidade de conhecer a I Jornada de Nutrição promovida pela FVJ através das redes sociais, e ter acesso a palestras com temáticas atuais e relevantes, e também foi uma chance de compartilhar o que eu venho estudando aqui na Bahia através das apresentações de trabalhos, como conhecer um pouco do que vem sendo estudado em outros lugares, o que é sempre ótimo. Gostaria de parabenizar pela organização, pontualidade e assistência prestada. O evento foi sensacional!”

Além de favorecer os discentes do curso, o evento também foi importante para o aperfeiçoamento das práticas dos egressos da FVJ, como detalha a Carol Santiago: “Foi uma experiência incrível, cheia de vivências e experiências compartilhadas, que agregaram muito na minha profissão. Hoje sou nutricionista e digo o quão proveitoso foi para mim. Muitos profissionais com uma carga de conteúdo extraordinária, que me fizeram ver a nossa área de atuação por vários olhares.”

“Transmitiu a razão pela qual todos se dedicam diariamente, buscando a evolução e o conhecimento para poder tratar não somente de uma patologia de um indivíduo, mas sim do próximo com um olhar humano, levando a beleza da nutrição e a promoção da saúde a todos os indivíduos, demonstrando o quão belo é ser um nutricionista”, pondera Anderson Silva de Assis, aluno do 8° período do curso.

A I Jornada de Nutrição da FVJ foi uma grande forma para celebrar o Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, com debates e apresentações fundamentais para a academia e comunidade em geral, como ressalta Estelita de Lima Gomes, aluna do 5° período de Nutrição: “Foi um evento maravilhoso! Fiquei muito feliz por ter participado, foram dias de muito aprendizado, onde eu pude conhecer vários nichos da nutrição. Conheci vários profissionais excelentes, e que venha a próxima jornada! Foi uma experiência enriquecedora!” 

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022