I Semana da Farmácia da Faculdade do Vale do Jaguaribe

O evento, que acontece de 13 à 17 de março, traz como tema Farmácia Viva da Faculdade do Vale do Jaguaribe
15 de março de 2017

O evento, que acontece de 13 à 17 de março, traz como tema Farmácia Viva da Faculdade do Vale do Jaguaribe

 

 

O evento faz alusão à inauguração da Farmácia Viva – FVJ:  A implantação do Horto de Plantas Medicinais na Faculdade do Vale do Jaguaribe, que tem como missão o desenvolvimento de trabalhos comunitários com orientação sobre o uso correto de plantas medicinais e preparação de remédios caseiros, podendo contribuir com a preparação de fitoterápicos em Oficina Farmacêutica e contribuindo com a preparação de tratamentos alternativos na recuperação da saúde da população de baixa renda.

A implantação da Farmácia Viva contou com a colaboração do NUFITO (Núcleo de Fitoterapia do Estado do Ceará), com a visita dos Agrônomos para a avaliação do terreno e consultorias, além da doação das mudas.

A Farmácia Viva – FVJ é do tipo I –  Neste modelo, são desenvolvidas as atividades de cultivo, a partir da instalação de hortas de plantas medicinais em unidades de farmácias vivas comunitárias e/ou unidades do SUS, tornando acessível a população assistida a planta medicinal in natura e a orientação sobre a correta preparação e uso dos remédios caseiros. 

O Projeto de extensão Farmácia Viva, corrobora com o crescimento do curso de Farmácia, pois atuará promovendo a vivência dos alunos da graduação do curso de farmácia com a população de baixa renda, ampliando os conhecimentos sobre as ervas e o modo de utilização das plantas medicinais pelos alunos, desenvolvendo trabalhos educativos sobre o uso correto das plantas medicinais junto a população de Aracati.

No decorrer da semana o evento está contando com diversas atividades, como mesa redonda sobre As plantas medicinais e Fitoterapia no Contexto da Atenção Básica – Farmácias Vivas, bem como palestras sobre O Diagnóstico das Leucemias, Atualização em Cosmetologia, Atribuições do Farmacêutico no Ambiente Hospitalar, encerrando-se com Apresentação de trabalhos em banner; Testagens de HCV, HbsAg e Sífilis.

 

Veja galeria de fotos na nossa página do facebook

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022