O momento foi pensado com o objetivo de compreender e entender a comunidade surda. A partir disso idealizou-se uma programação que contemplasse desde a panfletagem de conscientização pelos campus, a exposição de material gráfico e o cordel, até a mesa redonda para a culminância do evento, finalizando com uma apresentação musical em libras realizada pelos alunos.
“Essa semana foi preparada com o objetivo de resgatar o valor e também pensar na inclusão e na conscientização dos ouvintes, trazendo para o nosso convívio os surdos e esse objetivo foi alcançado com muito êxito. Os cursos de Educação Física e Fisioterapia estiveram durante toda essa semana fazendo essa conscientização em todo o campus”, explicou a professora Mônica do Carmo.
Para a intérprete Neuri Figueiredo: “É um momento de muito valor para a comunidade surda, porque os surdos são pessoas na sociedade que têm pouca interação, porque a maioria das pessoas não sabem libras. Então, esse momento aqui na FVJ é de muita importância para que esses surdos possam passar a experiência de vida deles para as pessoas e dessa forma ter essa interação, e isso contribui com a inclusão”.
“É um evento muito importante, para entender que surdos e ouvintes somos iguais. Aprender a língua dos sinais é muito bom para ter essa interação, porque muitas vezes nós surdos acabamos sendo ridicularizados, falta um pouco de respeito, então esse evento trouxe a seguinte mensagem: respeitar o surdo como pessoa”, destacou o estudante Davi, que tem como intérprete a professora Marilsa Cosa.
FVJ – Uma faculdade de todos para todos!