I Semana de Valorização e Respeito ao Surdo

O evento aconteceu de 23 a 26 de setembro em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado ontem (26), idealizado pelos cursos de Educação Física e Fisioterapia da disciplina de Libras, ministrada pela professora Mônica do Carmo.
27 de setembro de 2019

O momento foi pensado com o objetivo de compreender e entender a comunidade surda. A partir disso idealizou-se uma programação que contemplasse desde a panfletagem de conscientização pelos campus, a exposição de material gráfico e o cordel, até a mesa redonda para a culminância do evento, finalizando com uma apresentação musical em libras realizada pelos alunos.

“Essa semana foi preparada com o objetivo de resgatar o valor e também pensar na inclusão e na conscientização dos ouvintes, trazendo para o nosso convívio os surdos e esse objetivo foi alcançado com muito êxito. Os cursos de Educação Física e Fisioterapia estiveram durante toda essa semana fazendo essa conscientização em todo o campus”, explicou a professora Mônica do Carmo.

Para a intérprete Neuri Figueiredo: “É um momento de muito valor para a comunidade surda, porque os surdos são pessoas na sociedade que têm pouca interação, porque a maioria das pessoas não sabem libras. Então, esse momento aqui na FVJ é de muita importância para que esses surdos possam passar a experiência de vida deles para as pessoas e dessa forma ter essa interação, e isso contribui com a inclusão”.

“É um evento muito importante, para entender que surdos e ouvintes somos iguais. Aprender a língua dos sinais é muito bom para ter essa interação, porque muitas vezes nós surdos acabamos sendo ridicularizados, falta um pouco de respeito, então esse evento trouxe a seguinte mensagem: respeitar o surdo como pessoa”, destacou o estudante Davi, que tem como intérprete a professora Marilsa Cosa.

FVJ – Uma faculdade de todos para todos!

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022