O auditório da FVJ foi palco na sexta-feira, 20 de novembro, do I Seminário Sobre a Consciência Negra da instituição. O evento foi fruto da disciplina Cultura Brasileira ministrada pela professora Helen Flávia. Nela, alunos do curso de Letras desenvolveram diversas atividades sobre a formação do povo brasileiro. Dentre essas atividades, estavam a elaboração de diário de bordo e “aulas espetáculos”, que deram destaque para a Cultura Afro.
Assim, com o objetivo de difundir esse conhecimento ao resto do campus criou-se o seminário. O evento foi pensando todo com temática Afro, inclusive com dança típica Africana. Após, a apresentação aconteceu a palestra: “Negritude e Consciência Negra para a superação de uma Sociedade com práticas Racistas”, proferida pela professora Carol Bernardo.
O entendimento da Consciência Negra, a história, a etnia, a identidade, racismo, cotas e o papel de todos na formação de uma sociedade mais igualitária foram temas abordados e discutidos pelos acadêmicos. “É preciso enegrecer as instituições e tentar através de oportunidades combater o racismo”, explicou Carol. E ressaltou a necessidade de desconstruir o racismo para construir valores que fortaleçam a Cultura Afro. Isso pode ser realizado através da produção de conhecimento e reconhecimento do pertencimento africano, do elogio a negritude.
[button title=”Mais fotos” icon=”icon-picture” icon_position=”center” link=”[button title=”Mais fotos” icon=”icon-picture” icon_position=”center” link=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1227568620594007.1073742312.553924864625056&type=1″ color=”#577c6c” font_color=”#ffffff” large=”0″ class=”” download=”” onclick=””]