II Edição do FestVale: Responsabilidade Social e Cultura movimentou o mês de férias na cidade de Aracati

Numa realização do Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, em parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ e a Prefeitura Municipal do Aracati, o evento aconteceu de 13 a 31 de julho reunindo várias atrações numa rica programação.
2 de agosto de 2019

Em tempos sombrios, a arte e a cultura devem se manifestar como luz. E partindo disto, foi concebido o FestVale: Responsabilidade Social e Cultura, que este ano, em sua segunda edição, fez do Teatro Francisca Clotilde palco de grandes artistas, bem como de suas instalações espaços plurais que contemplaram da pintura à capoeira.

O evento abriu com a exposição de Hélio Santos, artista de grande representatividade local, que se estendeu até o final do festival. Na música destacaram-se nomes como o do saxofonista Assis Matos e do cantor Elijúnior Sousa, que ao lado dos músicos Wendel Pires e Jonas Alves, apresentou o concerto “Minhas Canções, Nossas Emoções”.

Às segundas-feiras, foram abordados os espetáculos explícitos, onde a metalinguagem preencheu o palco exibindo um pouco do mundo da moda com a estilista Luciana Santos e os bastidores de uma quadrilha junina, a partir dos relatos e vivências da quadrilha do Outeiro, Flor de Mandacaru.

Às quartas-feiras, tivemos o “Quarta de Lei”, espaço onde o curso de Direito da FVJ foi convidado a trazer temas como a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista para serem debatidos com o grande público. Aos sábados aconteceu a Mostra Sempre Viva, exibindo filmes como Marcelino Pão e Vinho e A Noviça Rebelde.

Cabe ainda destacar atividades referentes ao comportamento e ao corpo, como as Práticas Integrativas com o curso de Psicologia da FVJ, a Oficina de Teatro do professor Renildo Franco e a Roda de Capoeira com o Contra-mestre Bem-Te-Vi. No que tange às artes plásticas, tivemos a exposição de quadros do pintor alemão Holf Czulius, que ao lado da pintora francesa Nathalie Nicolas, realizou uma oficina de pintura. Outro grande destaque foi a parceria com o Aracati Geek Fest, que abrilhantou dois dias da programação com exibição de animês, exposição de artes e a convenção k-pop.

“Nesse ambiente de partilha artística através de diversas culturas não houve uma procura, mas um encontro. O que para Picasso, em Arte, é o que mais importa”, destacou o professor e artista, Renildo Franco.

Finalizando as ações, o evento contou com a abertura do Encontro Pedagógico 2019.2 da FVJ, reunindo a direção, docentes e colaboradores da instituição num encontro de muito aprendizado.

“Assim dito, o FestVale é uma manifestação mais que saudável das verdades humanas, de seus anseios e necessidades que tentam ser ouvidas a todo instante, mas que, muitas vezes, não encontram palco nem um foco de luz para se auto partilhar, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento humano, social e cultural da comunidade local”, finalizou Renildo Franco.

Visualizar galeria
FVJ marca presença na Bienal Internacional do Livro em Fortaleza Ontem (22), os cursos de Letras e Pedagogia estiveram na Bienal Internacional do Livro no Centro de Eventos do Ceará. Alunos e professores juntos compartilha...
23 de agosto de 2019
FVJ recebe palestra sobre Linguagem Corporal da Consultora Organizacional Luc... Idealizado pela professora e psicóloga Carla Dornelles, a partir da disciplina Psicologia Jurídica, o encontro aconteceu ontem (22), reunindo alunos dos curs...
23 de agosto de 2019
Curso de Direito da FVJ sob nova coordenação Os professores Adriano Pascarelli e Francisco Silva assumem agora a coordenação geral e coordenação adjunta do curso de Direito da FVJ, respectivamente, e fa...
23 de agosto de 2019