II Edição do FestVale: Responsabilidade Social e Cultura movimentou o mês de férias na cidade de Aracati

Numa realização do Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, em parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ e a Prefeitura Municipal do Aracati, o evento aconteceu de 13 a 31 de julho reunindo várias atrações numa rica programação.
2 de agosto de 2019

Em tempos sombrios, a arte e a cultura devem se manifestar como luz. E partindo disto, foi concebido o FestVale: Responsabilidade Social e Cultura, que este ano, em sua segunda edição, fez do Teatro Francisca Clotilde palco de grandes artistas, bem como de suas instalações espaços plurais que contemplaram da pintura à capoeira.

O evento abriu com a exposição de Hélio Santos, artista de grande representatividade local, que se estendeu até o final do festival. Na música destacaram-se nomes como o do saxofonista Assis Matos e do cantor Elijúnior Sousa, que ao lado dos músicos Wendel Pires e Jonas Alves, apresentou o concerto “Minhas Canções, Nossas Emoções”.

Às segundas-feiras, foram abordados os espetáculos explícitos, onde a metalinguagem preencheu o palco exibindo um pouco do mundo da moda com a estilista Luciana Santos e os bastidores de uma quadrilha junina, a partir dos relatos e vivências da quadrilha do Outeiro, Flor de Mandacaru.

Às quartas-feiras, tivemos o “Quarta de Lei”, espaço onde o curso de Direito da FVJ foi convidado a trazer temas como a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista para serem debatidos com o grande público. Aos sábados aconteceu a Mostra Sempre Viva, exibindo filmes como Marcelino Pão e Vinho e A Noviça Rebelde.

Cabe ainda destacar atividades referentes ao comportamento e ao corpo, como as Práticas Integrativas com o curso de Psicologia da FVJ, a Oficina de Teatro do professor Renildo Franco e a Roda de Capoeira com o Contra-mestre Bem-Te-Vi. No que tange às artes plásticas, tivemos a exposição de quadros do pintor alemão Holf Czulius, que ao lado da pintora francesa Nathalie Nicolas, realizou uma oficina de pintura. Outro grande destaque foi a parceria com o Aracati Geek Fest, que abrilhantou dois dias da programação com exibição de animês, exposição de artes e a convenção k-pop.

“Nesse ambiente de partilha artística através de diversas culturas não houve uma procura, mas um encontro. O que para Picasso, em Arte, é o que mais importa”, destacou o professor e artista, Renildo Franco.

Finalizando as ações, o evento contou com a abertura do Encontro Pedagógico 2019.2 da FVJ, reunindo a direção, docentes e colaboradores da instituição num encontro de muito aprendizado.

“Assim dito, o FestVale é uma manifestação mais que saudável das verdades humanas, de seus anseios e necessidades que tentam ser ouvidas a todo instante, mas que, muitas vezes, não encontram palco nem um foco de luz para se auto partilhar, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento humano, social e cultural da comunidade local”, finalizou Renildo Franco.

Visualizar galeria
Equipes do Jaguar Esporte Clube participam de competição no Fortim Final acontece neste sábado, dia 21
20 de dezembro de 2019
Unlocking FVJ 2019.2 Alunos e alunas da FVJ apresentam os melhores trabalhos por curso do Unlocking 2019.2
19 de dezembro de 2019
Preceptores do curso de Fisioterapia da FVJ são aprovados em Mestrado na UERN Os fisioterapeutas Jean Mendes e Rogécio Almeida conseguiram aprovação no Mestrado de Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UE...
13 de dezembro de 2019