III Semana do Outubro Rosa da Enfermagem – FVJ

Ontem (17) começou a III Semana do Outubro Rosa da Enfermagem – FVJ, que se estenderá até sexta-feira (22), com uma programação vasta e ao mesmo tempo produtiva, no que diz respeito às práticas preventivas ao combate, principalmente, do câncer de mama. “Uma semana que vai ser extremamente proveitosa”, enfatiza Neuma Nogueira, Coordenadora do Curso de Enfermagem.
18 de outubro de 2016

Ontem (17) começou a III Semana do Outubro Rosa da Enfermagem – FVJ, que se estenderá até sexta-feira (22), com uma programação vasta e ao mesmo tempo produtiva, no que diz respeito às práticas preventivas ao combate, principalmente, do câncer de mama. “Uma semana que vai ser extremamente proveitosa”, enfatiza Neuma Nogueira, Coordenadora do Curso de Enfermagem.

Janete Cirilo, professora do Curso de Enfermagem e organizadora do evento, fala: “Esse evento já está na terceira edição e foi promovido desde quando a gente pensou nessa temática do Outubro Rosa, porque é uma temática mundial e a FVJ como Instituição formadora de opinião não poderia ficar de fora.” Janete enfatiza ainda  a participação dos acadêmicos do Curso de Enfermagem, como protagonistas desse processo, desde a organização, a ideia e o modo como eles iriam apresentar tal proposta.

Sobre a programação, ontem teve a abertura:  uma mesa redonda com uma conversa sobre o Câncer de Mama, seguindo com uma Tenda Rosa que ficará exposta durante toda a semana, onde os alunos estarão ao decorrer desta promovendo conhecimento sobre o Câncer de Mama,  fazendo algumas dinâmicas, aferindo pressão, etc. A noite de abertura também ainda contou com a presença do Circo Zumbi para animar a galera. Hoje e nos demais dias da semana ainda terá: discussões de temas como o Câncer de Mama em homens, o Câncer de Colo Uterino, além de uma exposição de fotos de mulheres que tiveram Câncer de Mama aqui de Aracati, como forma de chamar atenção para esta doença. Ainda terá um momento de conversa com estas mulheres, contando sobre suas experiências e no último dia, um encerramento com todos os alunos envolvidos, um momento no pátio jogando as bolas rosas em homenagem a estas mulheres.

Alane Fernandes, aluna do 7° período do curso e uma das organizadoras do evento, ao falar sobre a importância, diz: “Nos proporciona um momento de por em prática aquilo que a gente está estudando e também é uma oportunidade das pessoas estarem fazendo exames preventivos.” Ela enfatiza a questão do evento tanto proporcionar a prática para o aluno, quanto fazer com que as pessoas possam estar realizando tais exames aqui mesmo na faculdade.

“Fazer um evento desse é super importante e valioso, porque a gente traz aqui para dentro da academia temas que são lá de fora, mas que também fazem parte da academia”, afirma Neuma. “O nosso objetivo e o objetivo dessa semana é mostrar a importância de fazer o auto-exame e também de prevenção. Nosso papel de enfermeiro é ser cuidador da saúde. Não pode falar em cuidado sem falar de prevenção”, complementa Janete. 

Veja galeria de fotos na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/pg/fvjaracati/photos/?tab=album&album_id=1521683201182546

NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021