fbpx

Inspire e Expire: Descubra a Meditação

22 de abril de 2020

A meditação é um pensamento elaborado que possibilita a expansão da mente, o relaxamento do corpo e o encontro com a espiritualidade, independente da religião. Entre as 29 práticas de cuidados em saúde disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) desde 2006, a matéria homônima lecionada no 9º semestre do Curso de Farmácia pela Antropóloga e prof. Dra. Abda Medeiros, concretizou na última semana uma proposta até então inusitada: vamos meditar.

Baseado nos exercícios da aula realizada por meios digitais, cada aluna e aluno, adaptou o ato de meditar sugerido pela atividade à sua crença, às moralidades da vida cotidiana e ao momento que experimentamos. Em tempos de pandemia é importante voltar-se para si como forma de alcançar o outro, desafiar os dispositivos culturais treinando os circuitos cerebrais muito mais para o prazer e a novidade e bem menos para o alarme das notícias e episódios que nos tencionam diariamente.

Partindo dos princípios da Equidade, Integralidade e Universalidade que orientam o SUS, e sabendo que o modelo convencional de cuidados em saúde é limitado, porém não menos importante, a perspectiva integrativa de práticas como Meditação, Reiki, Homeopatia, Acupuntura, Medicina Antroposófica, Fitoterapia etc, cuja lógica de saberes nem sempre seguem os cânones da Ciência Moderna, trazem consigo outra concepção de humanidade, meio ambiente e cuidados, colocando esses itinerários terapêuticos como possíveis e legítimos.

O resultado dessa experiência de vida e acadêmica, você confere nos depoimentos abaixo. Inspire e Expire, somos todos um.

“A meditação foi uma experiência bastante significativa para manter o meu bem-estar físico e mental, apesar de não ter sido bem assim quando foi proposto e estudado sobre esta prática. Ao meu ver como técnica simples seria eficaz?  Acredito que muitas pessoas também pensam dessa forma, mas na verdade é sim muito prazerosa e eficiente (…) Certamente vai fazer parte da minha rotina corrida.”

– Reumaria Fernandes

 

“A meditação bíblica me trás (sic) paz, eu me sinto mais perto de Deus. Meditar na palavra de Deus me faz mudar para melhor a cada dia. Não sou o maior cristão do mundo, mas sei que não sou mais quem eu era.”

– Leílson Lopes

 

“Faço uso da prática da meditação a cerca de 1 ano, após uma crise de ansiedade. Busquei ajuda profissional e uma psicóloga me indicou. O resultado foi realmente impressionante! Minha forma de meditação é a seguinte: busco o máximo de silêncio, uma posição confortável, ponho as notificações do celular no silencioso, cronômetro 10 minutos e fecho os olhos. Ao fechar os olhos, inicialmente, busco pensar em paisagens tranquilas tipo o horizonte, cachoeiras, deserto e etc. Quando estou com memórias ruins, eu as transformo em boas, lembrando que são os momentos desconfortáveis que nos tornam forte e os momentos bons eu só os alimento!”

– Kellinho Lima

 

“A meditação me trouxe a relaxar um pouco, indo em um pensamento longe, onde pode trazer uma paz, esquecendo os problemas e preocupações do dia, e as coisas que esta (sic) ao redor.”

– Paulo Júnior

 

“No primeiro momento fui tentar me concentrar não consegui, porém no segundo momento estava mais calmo e mais concentrado. Consegui me conectar com o chakra frontal e consegui meditar. No terceiro momento fui tentar na praia e foi totalmente diferente a concentração com o barulho do mar. Foi surreal, é muito massa!”

– Lucas Moura

 

“Eu confesso que eu tentei fazer a meditação, já tinha tentado fazer antes, implementar na minha vida porque a minha irmã faz e ela gosta muito (…) Eu fiz (…) mas eu tenho muita dificuldade de esvaziar a mente, concentração e tal. Me dou muito com a musicoterapia (…) A meditação eu não consigo, mas eu tentei…”

– Sara Loureiro

 

“Sensação de paz interior. É como se encontrasse uma luz que estava escondida em nossa alma. Experiência única com nosso eu. Nada comparado com a realidade que vivemos. Muito bom!”

– Savana Santiago

 

“A prática de Yoga vem me acompanhando a certo tempo e é a ela que recorro quando estou ansiosa, tensa, preocupada e preciso relaxar e me concentrar de alguma forma para poder exercer muitos dos meus papeis no dia-a-dia. Havia deixado um pouco de lado por conta do tempo, mas nesse período que estamos vivendo precisei colocar em prática novamente (…) é nela que consigo um pouco de paz e tranquilidade para colocar a cabeça no lugar e melhorar o meu dia e daqueles que estão convivendo comigo.”

– Gabriela Castro

 

“Procurei o melhor canto da casa, meu jardim. Aqui eu encontrei a paz que tanto preciso, aqui pude manter o equilíbrio físico, mental e espiritual, pude esquecer um pouco os problemas. Se todos soubessem como é bom esse momento, tirariam um tempinho para meditar também.”

– Viviane Forte

 

Clínica Escola FVJ assina Convênio de Cooperação com a Prefeitura Municipal d... Assinatura aconteceu na tarde da última sexta-feira (22).
26 de outubro de 2021
XI Encontro Regional de Enfermagem da FVJ Evento ocorrerá entre os dias 19 a 22 de outubro, com programação em modalidade híbrida.
19 de outubro de 2021