IV Semana da Psicologia da FVJ e suas discussões sobre o presente

Programação teve atividades de 23 a 27 de agosto, em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27.
2 de setembro de 2021

A quarta edição da Semana da Psicologia FVJ trouxe o diálogo sobre diversos temas, com palestras, minicursos e programações culturais, desta vez em modalidade híbrida nos cinco dias do evento, engajando docentes e discentes do curso, além de profissionais das áreas da saúde.

Sobre o evento, o coordenador do curso Maia Neto ressalta: “Em 2021, o curso de Psicologia da FVJ comemora cinco anos de existência, e desde 2017 nós celebramos o dia 27 de agosto, Dia Nacional do Psicólogo, em uma semana repleta de atividades, palestras, rodas de conversas, minicursos, oficinas e uma infinidade de atividades que evidenciam a nossa formação plural, comprometida com o social e com o pensamento crítico sobre temáticas contemporâneas. Neste ano, nós escolhemos como tema principal do nosso evento exatamente o ano em que nós estamos, os principais acontecimentos aqui no Brasil e no mundo, e as principais mudanças na psicologia brasileira.”

Dentre as atividades desenvolvidas no evento, houve o ‘SPA de portas abertas’, onde alguns alunos puderam conhecer a sede do Serviço de Psicologia Aplicada e realizar uma inauguração simbólica desta estrutura, que é mais um marco histórico para a instituição. “Eu sou aluna do 5º semestre, a gente ainda vai para os estágios dentro do SPA, mas a expectativa é muito alta porque, como alunos do curso de Psicologia, nós sonhamos com o dia em que vamos começar a atuar e estagiar dentro dessa ferramenta que é nossa, e nós também nos sentimos pertencentes a ela”, celebra Ernângela Coelho, aluna do 5° período.

“Eu fico muito feliz, realmente é a realização de um sonho coletivo e construído em conjunto. É de muita alegria poder estar aqui hoje neste evento, poder ver os alunos novamente aqui no campus. Nós iniciamos os atendimentos no SPA em maio e, desde que começamos, divulgamos os serviços e a procura tem sido muito grande, atendendo toda a comunidade tanto de Aracati como os municípios vizinhos, com pessoas vindas de Fortim, Jaguaruana, Itaiçaba, Palhano e outras cidades”, destaca Isabelle Oliveira, professora e coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada. Além de contemplar a população com atendimentos gratuitos na área da Psicologia, o SPA busca integrar os discentes à realidade profissional que os aguarda e contribui como campo de pesquisa ao colegiado do curso. “Quero dizer que vocês aproveitem muito o espaço do SPA, pois ele é feito para vocês e por vocês, é uma construção coletiva, então que seja um espaço de muito conhecimento e aprendizado a todos e de serventia para a comunidade!”, acrescenta Oliveira.

A participação na inauguração também representou muito para João Pedro da Silva, aluno do 2° período de Psicologia, que também teve a oportunidade de conhecer o campus FVJ: “A gente está vendo a concretização de algo que foi sonhado por muitas pessoas, e que talvez não poderão experimentar por muito tempo o SPA, mas nós que estamos entrando agora poderemos colher os frutos desse esforço. O SPA, na verdade, acaba sendo essa forma da FVJ, que agora está se tornando a UniJaguaribe, poder sair dos seus muros e alcançar toda a região do Vale do Jaguaribe. Estou muito empolgado com tudo isso e muito ansioso para viver a experiência da universidade, da graduação, que é a minha primeira.”

Sobre a relevância do evento para a academia, o professor Maia enfatiza: “A Semana da Psicologia se configura como um espaço de diálogo entre discentes, docentes, profissionais convidados e a comunidade, é por meio desse diálogo extramuros da nossa instituição de ensino superior que acreditamos na construção de uma psicologia realmente crítica. Esse evento visa aproximar as discursões que ocorrem no cotidiano da sala de aula à comunidade, é por meio dele que nós buscamos construir uma psicologia comprometida com o social, com o Vale do Jaguaribe e com o litoral leste.”

“Eu sou aluna transferida, e uma das grandes coisas que notei aqui foi sobre o aspecto social, que é muito importante para a instituição. O sentimento é realmente de cooperar com a sociedade com o conhecimento adquirido dentro da universidade, de ajudar pessoas através do meu conhecimento”, realça Ernângela, indo de encontro ao que o João aborda: “Eu vejo que a FVJ tem muito empenho em educar, de propor muito conhecimento, e acredito que unindo a minha vontade de me tornar um bom profissional e tudo aquilo que a instituição oferece, eu tenho tudo pra me tornar alguém destacável na sociedade.”

Celebramos mais uma Semana da Psicologia FVJ colhendo ricos frutos para a vida acadêmica e profissional dos seus participantes!

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022