IVJ promove encontro com catadores beneficiados do Projeto Irmão Lourenço

O momento, com quase cem participantes, foi motivado para a entrega de abadás do bloquinho “Que História é Essa?!”, sendo este um evento organizado e pensado em favor da comunidade, onde o abadá terá valor simbólico e com fins de arrecadação beneficente.
2 de fevereiro de 2018

O Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ promoveu nessa quinta, 01, um encontro com os recicladores da comunidade do Pedregal que participam do Projeto Irmão Lourenço. O encontro, realizado na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, contou com a presença de membros que fazem esse projeto acontecer, do IVJ e da direção geral da faculdade.

O momento, com quase cem participantes, foi motivado para a entrega de abadás do bloquinho “Que História é Essa?!”, sendo este um evento organizado e pensado em favor da comunidade, onde o abadá terá valor simbólico e com fins de arrecadação beneficente.

Para além de um ato solidário, o projeto Irmão Lourenço, que trabalha com crianças dos bairros de Aracati e pessoas do lixão que moram no Pedregal, promove um espaço de assistência e compreensão.

Almerio Lobo, que está à frente do projeto há quase 20 anos, declara ser um prazer colaborar com essas pessoas e que “eles de certa forma nos ensinam muita coisa, aprendi a valorizar mais a vida, aprendi a valorizar mais as pessoas e não ter essa ganância de querer muito”.

Para Regis Costa da Silva, que trabalha no lixão, o Projeto Irmão Lourenço é emocionante e proporciona o acolhimento que eles precisam. Regis reconhece o trabalho de Almerio e acredita na importância da solidariedade das pessoas. Outra moradora do Pedregal, dona Maria das Graças Florêncio de Sousa, vulgo Preta, espera que a colaboração da faculdade seja contínua, pois “a comunidade precisa muito desse projeto”.

“Têm muitos projetos já saindo do papel, que são projetos para inserir os nossos jovens, contamos com a força da comunidade para levar isso adiante, porque nós estamos inseridos e fazemos parte desse bairro”, enfatizou o Diretor Geral da FVJ, Antônio Henrique.

Aproveitando a oportunidade, o trailer de “Lixo Extraordinário”, um documentário do artista plástico Vik Muniz sobre os catadores de material reciclável, foi exibido, com a promessa de que um dia os catadores possam assisti-lo por inteiro.

O encontro terminou descontraído e um lanche servido para os presentes. São momentos como esse que a FVJ, através do IVJ, deseja promover e estará colaborando em projetos que beneficiem a comunidade e visam a educação.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022