IVJ promove encontro com catadores beneficiados do Projeto Irmão Lourenço

O momento, com quase cem participantes, foi motivado para a entrega de abadás do bloquinho “Que História é Essa?!”, sendo este um evento organizado e pensado em favor da comunidade, onde o abadá terá valor simbólico e com fins de arrecadação beneficente.
2 de fevereiro de 2018

O Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ promoveu nessa quinta, 01, um encontro com os recicladores da comunidade do Pedregal que participam do Projeto Irmão Lourenço. O encontro, realizado na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, contou com a presença de membros que fazem esse projeto acontecer, do IVJ e da direção geral da faculdade.

O momento, com quase cem participantes, foi motivado para a entrega de abadás do bloquinho “Que História é Essa?!”, sendo este um evento organizado e pensado em favor da comunidade, onde o abadá terá valor simbólico e com fins de arrecadação beneficente.

Para além de um ato solidário, o projeto Irmão Lourenço, que trabalha com crianças dos bairros de Aracati e pessoas do lixão que moram no Pedregal, promove um espaço de assistência e compreensão.

Almerio Lobo, que está à frente do projeto há quase 20 anos, declara ser um prazer colaborar com essas pessoas e que “eles de certa forma nos ensinam muita coisa, aprendi a valorizar mais a vida, aprendi a valorizar mais as pessoas e não ter essa ganância de querer muito”.

Para Regis Costa da Silva, que trabalha no lixão, o Projeto Irmão Lourenço é emocionante e proporciona o acolhimento que eles precisam. Regis reconhece o trabalho de Almerio e acredita na importância da solidariedade das pessoas. Outra moradora do Pedregal, dona Maria das Graças Florêncio de Sousa, vulgo Preta, espera que a colaboração da faculdade seja contínua, pois “a comunidade precisa muito desse projeto”.

“Têm muitos projetos já saindo do papel, que são projetos para inserir os nossos jovens, contamos com a força da comunidade para levar isso adiante, porque nós estamos inseridos e fazemos parte desse bairro”, enfatizou o Diretor Geral da FVJ, Antônio Henrique.

Aproveitando a oportunidade, o trailer de “Lixo Extraordinário”, um documentário do artista plástico Vik Muniz sobre os catadores de material reciclável, foi exibido, com a promessa de que um dia os catadores possam assisti-lo por inteiro.

O encontro terminou descontraído e um lanche servido para os presentes. São momentos como esse que a FVJ, através do IVJ, deseja promover e estará colaborando em projetos que beneficiem a comunidade e visam a educação.

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024