Lançamento do Livro da Professora e Antropóloga Abda Medeiros

No dia 17 de Novembro, sexta-feira, às 19h, ocorrerá no Auditório da FVJ, o lançamento do livro da Professora e Antropóloga Dra. Abda Medeiros, intitulado Entre a “terra do sol” e a “cidade maravilhosa”: rotas, desvios e torneios de valor nos circuitos do rock metal.
14 de novembro de 2017

A Faculdade do Vale do Jaguaribe prestigia o lançamento do livro e realiza roda de discussão com a autora

 

 

 

No dia 17 de Novembro, sexta-feira, às 19h, ocorrerá no Auditório da FVJ, o lançamento do livro da Professora e Antropóloga Dra. Abda Medeiros, intitulado Entre a “terra do sol” e a “cidade maravilhosa”: rotas, desvios e torneios de valor nos circuitos do rock metal.

Trata-se de sua tese de Doutorado, transformada em livro, cujo trabalho antropológico foi realizado nas cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro com os afinados com a música do rock metal. A reflexão alude às rotas, desvios e circuitos dos bens materiais e simbólicos que caracterizam esse universo artístico, verificando de que forma se dá a relação entre a música do rock com menor (ou nenhuma) visibilidade nos meios de comunicação e a que dispõe de todo um aparato de produção e divulgação, organizadas segundo as regras do sistema mundial capitalista. O campo desta investigação foi o público entre 13 a 50 anos de escolaridade básica até o nível superior nas cidades citadas, composto por 46 entrevistas, material fonográfico produzido pelas bandas/plateias pesquisadas e meios virtuais pelos quais estes sujeitos compartilham os bens materiais e imateriais, gerando, assim, um mercado próprio.

Do ponto de vista acadêmico, o livro aponta para o fazer acadêmico marcado pelo encontro entre a observação, paciência com as ideias, organização dos dados e elaboração árdua de um trabalho científico, tendo como mapa de navegação a perspectiva polifônica das práticas culturais entrelaçada à biografia das pessoas e das coisas.

Além da autora, o evento contará com a presença da professora e Historiadora Dora Gadelha do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do Realizador Audiovisual Gandhi Guimarães, ambos integrantes do cenário rock metal em Fortaleza, e que participarão da Roda de Conversa com a plateia presente sobre o gostar e fazer Metal, seja como participante de shows ou registrando as memórias do Rock.

 

NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021