NIDH da FVJ realiza evento sobre violência contra a mulher

Palestra abordou "A violência contra a mulher e medidas de prevenção"
9 de março de 2020

O Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos (NIDH\FVJ), na tarde desta segunda (09), organizou evento na Escola Estadual Beni de Carvalho no intuito de debater a respeito da violência contra a mulher.

A palestra intitulada “A violência contra a mulher e medidas de prevenção” teve como pauta a problemática da violência como um fato social e as medidas jurídicas para a sua contenção.

Esse tema surge da necessidade, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, de envolver uma reflexão em cima dos obstáculos e desafios, ao mesmo tempo de empoderamento feminino e mecanismos jurídicos de proteção.

O NIDH sabe que a mudança legislativa se faz necessária, mas considera fundamental que a mudança cultural é o valor paralelo que a lei traz à tona, e momentos como esses envolvendo jovens em idade escolar, sejam homens ou mulheres, contribuem para a mudança social rumo a uma sociedade mais humana e igualitária.

O NIDH é um projeto de extensão do curso de Direito da Faculdade do Vale do Jaguaribe idealizado pelo professor Alisson Assunção, e tem como objetivo levar para a comunidade temas voltados ao direito e aos direitos humanos, especificamente.

Nesse evento, contamos com a participação da aluna Yannara Torres, acadêmica do curso de Direito da FVJ que apresentou trabalho sobre a temática em eventos científicos dentro da faculdade, e nessa oportunidade levou seu conhecimento à comunidade escolar, e do Delegado do município de Aracati, Dr. Wagner Lima, que apresentou aspectos ligados ao ofício e a experiência na delegacia em seu cotidiano.

Contamos, também, com a Bruna Ianka, nova integrante do NIDH e ex-aluna do colégio Beni de Carvalho, e que agora retorna para sua antiga escola como estudante da FVJ e atuante no projeto de ensino jurídico nas escolas.

A FVJ seguirá o compromisso social de levar conhecimento jurídico para fora dos muros da faculdade, ao mesmo tempo que reforça o lema da instituição que é potencializar a formação de novos líderes regionais.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022