O Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos (NIDH\FVJ), na tarde desta segunda (09), organizou evento na Escola Estadual Beni de Carvalho no intuito de debater a respeito da violência contra a mulher.
A palestra intitulada “A violência contra a mulher e medidas de prevenção” teve como pauta a problemática da violência como um fato social e as medidas jurídicas para a sua contenção.
Esse tema surge da necessidade, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, de envolver uma reflexão em cima dos obstáculos e desafios, ao mesmo tempo de empoderamento feminino e mecanismos jurídicos de proteção.
O NIDH sabe que a mudança legislativa se faz necessária, mas considera fundamental que a mudança cultural é o valor paralelo que a lei traz à tona, e momentos como esses envolvendo jovens em idade escolar, sejam homens ou mulheres, contribuem para a mudança social rumo a uma sociedade mais humana e igualitária.
O NIDH é um projeto de extensão do curso de Direito da Faculdade do Vale do Jaguaribe idealizado pelo professor Alisson Assunção, e tem como objetivo levar para a comunidade temas voltados ao direito e aos direitos humanos, especificamente.
Nesse evento, contamos com a participação da aluna Yannara Torres, acadêmica do curso de Direito da FVJ que apresentou trabalho sobre a temática em eventos científicos dentro da faculdade, e nessa oportunidade levou seu conhecimento à comunidade escolar, e do Delegado do município de Aracati, Dr. Wagner Lima, que apresentou aspectos ligados ao ofício e a experiência na delegacia em seu cotidiano.
Contamos, também, com a Bruna Ianka, nova integrante do NIDH e ex-aluna do colégio Beni de Carvalho, e que agora retorna para sua antiga escola como estudante da FVJ e atuante no projeto de ensino jurídico nas escolas.
A FVJ seguirá o compromisso social de levar conhecimento jurídico para fora dos muros da faculdade, ao mesmo tempo que reforça o lema da instituição que é potencializar a formação de novos líderes regionais.