Novidades da Pós-graduação da FVJ

18 de março de 2015

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ tem a missão de formar líderes com visão estratégica capazes de tomar decisões que promovam o desenvolvimento regional. Sendo assim, o Programa de Pós-Graduação e Extensão vem empreendendo ações que visam estimular o pensamento crítico, a (re)construção de conhecimentos, a ressignificação de experiências e a articulação entre saberes e práticas de forma que essa missão se concretize cada vez mais na vida das pessoas, de forma ética, criativa e sustentável.

Nesse contexto, estamos iniciando  mais um ano letivo e, com isso, surge a necessidade de fazermos uma análise de todas as atividades realizadas, a fim de identificarmos não só as nossas conquistas, os nossos avanços, mas também percebermos quais os nossos limites e, ao mesmo tempo, vislumbrarmos o que desejamos alcançar em 2015.

Entrevista com a profª Silvana Góis, Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação da FVJ.

Folha: Quais as novidades da Pós-graduação da FVJ, onde temos novas turmas com inscrições abertas e quais são esses cursos?
Silvana Góis:
• O cadastro dos cursos de especialização no e-mec, estamos em 3º lugar no Ceará. Temos 50 cursos com turmas ativas, sendo a única instituição privada, credenciada em Aracati para a oferta de cursos de especialização lato sensu.
• Disponibilização de inscrições on-line para todos os núcleos no site da faculdade;
• Fechamos parceria com o SAMU (para estágios dos cursos da área da saúde).
• Temos turmas novas em todos os nossos núcleos, nas mais diversas áreas (ambiental, cultural, educação, saúde, empresarial, tecnológica).
• Em 2014, superamos todas as nossas metas matriculando 760 nos cursos de extensão e 1.267 alunos nos cursos especialização.

 

Folha:  Quais as metas para o ano de 2015?
Silvana Góis:
• Atingir a meta de matricular 1000 alunos de pós-graduação e 500 de extensão;
• Fortalecer a pesquisa, através de maior acompanhamento dos alunos, incentivando a produção científica e a participação em eventos;
• Promover capacitação a respeito de metodologias ativas para implantação nos cursos da saúde;
• Fortalecer o desenvolvimento dos cursos de extensão.

 

Folha:  Em quais novos polos a FVJ vai estar?
Silvana Góis: Fechamos parceria com Pacajus, Quixeramobim, Floriano, Parnaíba, Sobral, Natal e Paraíba.

 

Folha:  O que mudou com as novas instalações do Núcleo de Pós-graduação no Bloco C? Novo espaço, melhor estrutura?
Silvana Góis: Disponibilizamos de um bloco exclusivamente para pós-graduação nos dias de sábado letivo, proporcionando maior espaço e conforto para atendimento ao aluno e professores.

 

Folha:  Qual a importância de investir em uma Pós e quais facilidades tem os ex-alunos de graduação nesse processo?
Silvana Góis: As últimas  pesquisas revelam que o Brasil é o país latino-americano com os mais altos retornos para quem investe na formação continuada. Para se ter uma idéia dos números, o crescimento salarial aumenta em torno de 20 % para os profissionais, que se preocupam em se especializar através da pós- graduação lato sensu e 30% para aqueles que terminam cursos stricto sensu, se comparado com os que possuem apenas o Ensino Superior Completo, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho de 2010.

Equipe de Colaboradores da Pós-graduação em Aracati

Equipe de Colaboradores da Pós-graduação em Aracati

Além disso, o “título” de especialista, mestre ou doutor também pode muitas vezes até ser considerado critério de desempate na hora de se preencher uma vaga de trabalho. Se você está pensando em qual ação tomar para alavancar sua vida profissional, apostar na formação continuada, começando pela especialização lato sensu, é com certeza uma boa saída para ampliar oportunidades no mercado de trabalho. Pensando na perspectiva de abrimos portas e contribuirmos para a formação de nossos alunos e de profissionais que seus trabalham impactam diretamente na mudança de vida das pessoas que mais precisam, instituímos uma política de incentivo para nossos alunos egressos da graduação e para funcionários públicos, onde disponibilizamos um desconto de até 20% na matrícula e mensalidade, se o pagamento for feito em dia além de  descontos em livros das editoras Saraiva e Atlas.

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022