O Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos (NIDH) da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) promoveu, no dia 26 de maio, minicurso voltado aos professores da Escola Municipal de Aracati abordando questões ligadas à origem e evolução dos direitos humanos.
O encontro marcou o início do projeto “Resolução positiva de conflitos no ambiente escolar”. O projeto possui dois eixos norteadores: 1) uma série de minicursos oferecidos a professores e alunos da escola sobre a temática dos direitos humanos; e 2) a mediação de conflitos no ambiente escolar. Na primeira etapa, serão discutidos temas como drogas, violência, racismo, preconceito e bullying. Na segunda fase, acadêmicos do curso de Direito exercerão a atividade de mediadores de conflitos, para a qual serão treinados sobre técnicas de mediação e conciliação visando a estimular o diálogo e resolução de possíveis conflitos entre alunos da escola. Alguns eventos como oficinas, palestras e minicursos serão abertos a alunos, professores e comunidade (pais e familiares).
Para dar efetividade ao trabalho de conscientização sobre direitos humanos, a Escola Municipal instalará sala própria para a prática da mediação e conciliação. Visando à diminuição da violência e à resolução de conflitos a partir do diálogo, os monitores do NIDH serão protagonistas na medida em que atuarão como mediadores de conflitos, sob orientação do advogado e sociólogo Alisson Assunção, professor da FVJ, que destacou e agradeceu a acolhida da direção e do corpo docente da Escola, além das contribuições oferecidas ao projeto. Alisson Assunção explica que o projeto é mais uma parceria proposta pela FVJ, por meio de seus cursos, com instituições comprometidas com o aprimoramento humano, “A iniciativa do NIDH, em parceria com a Escola Municipal, é mais uma que segue o lema da Faculdade de formar novos líderes regionais”, acrescenta.