Núcleo da FVJ leva Direitos Humanos à rede municipal de ensino em Aracati

O Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos (NIDH) da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) promoveu, no dia 26 de maio, minicurso voltado aos professores da Escola Municipal de Aracati abordando questões ligadas à origem e evolução dos direitos humanos.
31 de maio de 2017

O Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos (NIDH) da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) promoveu, no dia 26 de maio, minicurso voltado aos professores da Escola Municipal de Aracati abordando questões ligadas à origem e evolução dos direitos humanos.

O encontro marcou o início do projeto “Resolução positiva de conflitos no ambiente escolar”. O projeto possui dois eixos norteadores: 1) uma série de minicursos oferecidos a professores e alunos da escola sobre a temática dos direitos humanos; e 2) a mediação de conflitos no ambiente escolar. Na primeira etapa, serão discutidos temas como drogas, violência, racismo, preconceito e bullying. Na segunda fase, acadêmicos do curso de Direito exercerão a atividade de mediadores de conflitos, para a qual serão treinados sobre técnicas de mediação e conciliação visando a estimular o diálogo e resolução de possíveis conflitos entre alunos da escola. Alguns eventos como oficinas, palestras e minicursos serão abertos a alunos, professores e comunidade (pais e familiares).

Para dar efetividade ao trabalho de conscientização sobre direitos humanos, a Escola Municipal instalará sala própria para a prática da mediação e conciliação. Visando à diminuição da violência e à resolução de conflitos a partir do diálogo, os monitores do NIDH serão protagonistas na medida em que atuarão como mediadores de conflitos, sob orientação do advogado e sociólogo Alisson Assunção, professor da FVJ, que destacou e agradeceu a acolhida da direção e do corpo docente da Escola, além das contribuições oferecidas ao projeto. Alisson Assunção explica que o projeto é mais uma parceria proposta pela FVJ, por meio de seus cursos, com instituições comprometidas com o aprimoramento humano, “A iniciativa do NIDH, em parceria com a Escola Municipal, é mais uma que segue o lema da Faculdade de formar novos líderes regionais”, acrescenta.

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021