Núcleo de Extensão realiza primeira oficina do semestre 2020.2

“A construção da memória recente no contexto de pandemia: um olhar imagético pelas redes sociais digitais” foi o tema da oficina
2 de outubro de 2020

No último dia 30 de setembro, aconteceu a 1ª Oficina de Extensão do semestre 2020.2. Trazendo como tema “A construção da memória recente no contexto de pandemia: um olhar imagético pelas redes sociais digitais”, a oficina teve como convidada a Profa. Dra. Vângela Morais, professora da graduação em Jornalismo e da pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

“A oficina foi uma experiência muito positiva, especialmente pela conexão entre participantes de regiões fisicamente tão distantes e pela partilha de uma experiência sensível sobre a memória e as visualidades produzidas nas redes sociais digitais nesse cenário de pandemia”, destacou Morais, que também é pesquisadora em mídias alternativas, etnicidade e migração, bem como coordena o projeto Somos Migrantes no Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Fronteiras.

Com o objetivo de proporcionar um aprendizado inicial sobre a construção da memória recente, visando estabelecer um elo sensível com o contexto excepcional da nossa realidade, a partir da leitura imagética das redes sociais digitais, a oficina contou com 36 pessoas inscritas, dentre as quais participaram estudantes da FVJ, egressos da UFRR e funcionários administrativos da UFRR.

Após a apresentação do conteúdo com significativa interação dos alunos, eles realizaram uma atividade prática que consistiu na escolha de uma imagem própria ou de terceiros postadas nas redes sociais e que foi marcante na pandemia. As imagens versaram sobre família, panfletos sobre a COVID-19, praia etc. Todas descritas e marcadas pelas palavras saudade, medo, angústia, dor e lembranças.

Para a aluna do Curso de Psicologia, Ellen Silva, “o momento foi muito enriquecedor e ampliador de visões. Os momentos passam de meras conversas/debates, e passam a ser influências fortemente de contribuições. Onde o pensamento sobre como está sendo enfrentado esse momento de pandemia, tem nos feito refletir bastante. As redes sociais tem contribuído bastante para esses momentos, pois através delas expressamos mais que nunca o modo em que estamos, certas emoções, momentos em família que muitas vezes eram perdidos. Essa amplitude quanto o lado positivo de tudo isso é algo que vem sendo bastante discutido. A Oficina foi incrível! Super agradecida com a oportunidade de participar desse momento.”

Realizada pelo Núcleo de Extensão da FVJ, Morais ressalta que com esta ação a Extensão “mobiliza pensamentos e práticas sobre o nosso importante papel de consumidores e produtores de imagens num momento tão delicado da nossa existência.”

“Fizemos cumprir o significado literal do que é Extensão – criar pontes de conhecimentos para além dos muros acadêmicos. Fomos do Vale do Jaguaribe até uma das fronteiras brasileiras, mostrando que o fazer científico, quando apresentado sob a perspectiva extensionista, agrega o local e o global, o indivíduo e o coletivo, como uma verdadeira ciranda de saberes e práticas”, concluiu o Núcleo de Extensão.

Visualizar galeria
Núcleo de Extensão realiza primeira oficina do semestre 2020.2 “A construção da memória recente no contexto de pandemia: um olhar imagético pelas redes sociais digitais” foi o tema da oficina
2 de outubro de 2020
Curso de Farmácia realiza a VI Jornada de Assistência Farmacêutica da Faculda... Evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de setembro
30 de setembro de 2020