Você já ouviu falar em String Art? Nas últimas terça (02) e quarta-feira (03), foi realizada na FVJ uma Oficina Terapêutica com String Art, técnica de arte que cria formas e desenhos por meio de linhas. Os educandos da matéria Antropologia Médica, ministrada pela professora Abda Medeiros nos Cursos de Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia, vivenciaram a oficina como parte do módulo sobre Terapias Integrativas em Saúde.
A referida atividade foi ministrada pela estudante de Publicidade e artista, Uli Batista, orientanda da professora Abda na Universidade Federal do Ceará (UFC), que veio a convite desta para realizar a atividade como forma de dinamizar a sua aula e propiciar “momento de encanto e ressignificação de experiências individuais e de aprendizagem”, como afirmou a própria professora.
Ao falar sobre a importância da oficina, Uli Batista enfatizou a questão de ver o String Art como uma terapia alternativa, principalmente no que diz respeito à área da saúde: “Para pensar enquanto indivíduos inicialmente, pensar imagem, pensar em se expressar, e para área da saúde é como uma terapia alternativa, que é a proposta da oficina, ensinar a eles que existem outros métodos que não sejam só a terapia [convencional], outros métodos de tratar situações”.